O PNAIC E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO MUNICÍPIO DE PROPRIÁ/SE

Autores/as

  • Maria Dilma Santos Timóteo Secretaria Municipal de Educação de Propriá/SE
  • William Timóteo Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR
  • Kaio Eduardo de Jesus Oliveira Universidade Tiradentes - UNIT/SE

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n2-3931

Palabras clave:

Formação Continuada. Alfabetização. Letramento.

Resumen

O presente artigo associa-se à investigação da influência do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na formação continuada dos seus alfabetizadores, trazendo resultados de uma pesquisa realizada junto a estes profissionais, bem como a exploração da leitura e escrita dos estudantes do 1º ao 3º ano e das Salas Multisseriadas do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Propriá/SE, tendo como principal objetivo investigar em que medida a formação continuada do Programa contribuiu para as práticas pedagógicas desses professores, bem como a importância da integração do processo de alfabetização e letramento. Trata-se de um estudo de caso, com método de coleta de dados. Sendo assim, tem abordagem quantiqualitativa e busca a socialização de experiências, favorecendo a articulação entre teoria e prática no contexto escolar. Dessa forma, verificou-se que o pacto foi de suma importância para os professores, uma vez que proporcionou uma reflexão mais crítica sobre suas as próprias práticas. Contudo, vislumbra-se que a formação em Propriá/SE foi de grande relevância e, por isso, há a necessidade de aprofundamento de estudos sobre a organização do trabalho pedagógico por meio de projetos, sequências didáticas e jogos. Conclui-se que o processo de formação contribui para a ampliação e aprofundamento, cada vez mais, de estudos teóricos sobre alfabetização e letramento, articulando-os aos estudos acerca de outras disciplinas, de modo a cooperar para avanços nos aspectos relacionados ao ensino-aprendizagem. Para tanto, utilizou-se de pesquisas que buscaram obter conhecimentos sobre a prática alfabetizadora e a forma de repassar o conteúdo aos alunos.

Biografía del autor/a

Maria Dilma Santos Timóteo, Secretaria Municipal de Educação de Propriá/SE

Especialista em Educação Especial - Formação Continuada de Professores para o Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Especialista em Educação e Gestão pela Faculdade Jardins - FAJAR. Especialista em Educação Inclusiva pela Universidade Castelo Branco - UCB. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Coordenadora Municipal do PNAIC em Propriá/SE (2013-2016). Professora da Rede Municipal de Ensino de Propriá/SE.

William Timóteo, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR

Especializando em Direitos Humanos e Questão Social (PUC/PR). Especialista em Educação (FAJAR/SE). Especialista em Direito do Trabalho (PUC Minas). Especialista em Gestão Social e Políticas Públicas (FAJAR/SE). Bacharel em Direito (UNIT/SE). Membro do Conselho e do Fórum Municipal de Educação de Propriá/SE (2014-2017). Integrante do Grupo de Pesquisa "Políticas Públicas de Proteção aos Direitos Humanos" - UNIT/CNPq. Advogado.

Kaio Eduardo de Jesus Oliveira, Universidade Tiradentes - UNIT/SE

Doutor em Educação pela Universidade Tiradentes - UNIT/SE. Estágio doutorado sanduíche na Universidade Aberta de Portugal - UAB/PT. Mestre em Educação (UNIT/SE). Especialista em Tecnologias Educacionais (UNIT/SE). Licenciado em Geografia (UNIT/SE). Vice-líder do Grupo de Pesquisas em Educação, Tecnologias da informação e Cibercultura - GETIC/UNIT/CNPq. Professor convidado de pós-graduação da Universidade Tiradentes e da Faculdade Jardins. Autor de obras educacionais.

Publicado

2020-07-16

Cómo citar

Timóteo, M. D. S., Timóteo, W., & Oliveira, K. E. de J. (2020). O PNAIC E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO MUNICÍPIO DE PROPRIÁ/SE. Revista Educação - UNG-Ser, 15(2), 67–75. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n2-3931

Número

Sección

Artigos