PROGRAMA DE RESILIÊNCIA: PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA A PREVENÇÃO DE BULLYING E PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NA ADOLESCÊNCIA

Autores/as

  • Tania Higa Sakuma
  • Maria Sylvia de Souza Vitalle

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n1-4007

Palabras clave:

Resiliência Psicológica, Comportamento do Adolescente, Bullying, Competências Socioemocionais, Saúde do Adolescente

Resumen

Vários estudos comprovam que intervenções educativas ou programas de resiliência para adolescentes previnem sintomas de depressão e ansiedade, reduzem problemas de condutas, melhoram a aprendizagem e promovem um comportamento para uma vida mais saudável. Existem vários programas de resiliência, de desenvolvimento socioemocional e para prevenção do bullying e da violência entre adolescentes em outros países, mas no Brasil ainda temos muita carência destes tipos de programas. Este artigo apresenta uma pesquisa-ação desenvolvida para elaborar uma proposta de intervenção educativa para fomentar a resiliência em adolescentes de 11 a 18 anos de diferentes contextos e repertórios culturais. Como resultado, foi possível elaborar um programa de resiliência por meio do coaching e de intervenções educativas, aumentando o repertório de práticas para o desenvolvimento de crenças e comportamentos positivos dos adolescentes. Dentro da visão da bioecologia do desenvolvimento humano, estas intervenções incluíram a participação dos adolescentes, das famílias e dos educadores com significativos resultados na construção da resiliência e de comportamentos que previnem a violência e o bullying, como também, promovem a saúde mental e o bem-estar.

Publicado

2020-03-21

Cómo citar

Sakuma, T. H., & Vitalle, M. S. de S. (2020). PROGRAMA DE RESILIÊNCIA: PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA A PREVENÇÃO DE BULLYING E PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NA ADOLESCÊNCIA. Revista Educação - UNG-Ser, 15(1), 53–64. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n1-4007

Número

Sección

BULLYING E CYBERBULLYING