COMPORTAMENTO E CULTURA ALIMENTAR: PREPARO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE DIANTE DOS DESAFIOS DA ADESÃO DOS ADOLESCENTES À ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Autores/as

  • Dalva Alves Silva Universidade Federal de São Paulo
  • Maria Sylvia de Souza Vitalle Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v16n1-4333

Palabras clave:

Adolescente. Comportamento alimentar. Estilo de vida. Professores. Profissional de saúde. Inter e transdisciplinar.

Resumen

Este artigo tem como propósito apresentar algumas considerações a respeito da cultura alimentar globalizada e seus reflexos no comportamento alimentar de adolescentes, tais como os observados no âmbito da família, dos amigos e do estilo de vida que adotam ou experimentam, bem como apresentar algumas considerações a respeito do preparo de profissionais de educação e saúde, em abordagens interdisciplinar e transdisciplinar, diante dos desafios da adesão dos adolescentes a uma alimentação saudável, considerando a alimentação uma necessidade básica e fundamental para o ser humano viver, crescer e desenvolver-se.

Biografía del autor/a

Dalva Alves Silva, Universidade Federal de São Paulo

Pedagoga, psicopedagoga. É mestre em ciências aplicadas à pediatria e doutora em ciências (educação e saúde na infância e na adolescência), ambos pela Unifesp. Atua como pesquisadora e colaboradora no Setor de Medicina do Adolescente da Unifesp.

Maria Sylvia de Souza Vitalle, Universidade Federal de São Paulo

Profa. Ajunto Doutora do Setor de Medicina do Adolescente, UNIFESP; Professor permanente do Programa de Pós-Graduação Educação e Saúde na Infância e na Adolescência. Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Endereço: Rua Botucatu, 715, Vila Clementino, CEP 04023-062, São Paulo, SP, Brasil.

Publicado

2021-05-21

Cómo citar

Silva, D. A., & Vitalle, M. S. de S. (2021). COMPORTAMENTO E CULTURA ALIMENTAR: PREPARO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE DIANTE DOS DESAFIOS DA ADESÃO DOS ADOLESCENTES À ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. Revista Educação - UNG-Ser, 16(1), 111–118. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v16n1-4333

Número

Sección

Artigos