DA LITERATURA AO CINEMA: REFLEXÕES SOBRE COMUNICAÇÃO PARA A PAZ EM “ME CHAME PELO SEU NOME”

Autores/as

  • Alex Carolino Francisco Universidade Guarulhos

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v16n1-4349

Palabras clave:

comunicação para a paz, violência cultural, literatura, cinema, transformação de conflitos

Resumen

Os estudos para a paz (Peace Studies) nos dão a perspectiva das estruturas que legitimam a violência cultural na sociedade e mostram como os meios de comunicação contribuem para naturalizar condutas e discursos violentos. A partir das definições de Johan Galtung e de pesquisa bibliográfica, este artigo analisa o trecho conhecido como “monólogo de Perlman”, do livro Me Chame pelo Seu Nome (2017), transposto para o audiovisual, e o classifica dentro das características práticas de comunicação para cultura de paz propostas por Alex Iván Arévalo Salinas. Assim, tecemos algumas inferências a respeito da literatura e do cinema da obra supracitada e refletimos sobre como os produtos culturais e sua estrutura organizacional na transposição de linguagens podem romper com violências institucionalizadas contra os LGBTIs.

Biografía del autor/a

Alex Carolino Francisco, Universidade Guarulhos

Mestrando em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA/USP). Especialista em Cinema e Linguagem Audiovisual pela Estácio de Sá. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Guarulhos (UNG). Docente nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Fotografia da UNG. Dramaturgo e roteirista com formação pelo Centro Universitário Belas Artes, onde lecionou o curso livre de Roteiro de Cinema por cinco anos, e Academia Internacional de Cinema. Publicou dois livros e é vencedor do Prêmios Literários 2017 da Fundação Cultural do Pará com a dramaturgia A Nevasca. Tem experiência em jornalismo cultural com passagem pelos cadernos de cultura dos jornais Agora São Paulo (Grupo Folha) e Diário de Guarulhos, e como relações públicas dos canais de TV por assinatura da Turner do Brasil. É subeditor do portal LeiaJá, editor da revista digital Cultcom e curador da galeria virtual CAM.

Publicado

2021-05-21

Cómo citar

Francisco, A. C. (2021). DA LITERATURA AO CINEMA: REFLEXÕES SOBRE COMUNICAÇÃO PARA A PAZ EM “ME CHAME PELO SEU NOME”. Revista Educação - UNG-Ser, 16(1), 89–98. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v16n1-4349

Número

Sección

Artigos