COMPETÊNCIAS PARA ITINERÁRIOS FORMATIVOS NO ENSINO PROFISSIONAL: UM ESTUDO PARA EGRESSOS DE ENSINO TÉCNICO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PROFISSIONAL

Autores/as

  • Luciano José Dantas Faculdade de Tecnologia de Itaquera Prof. Miguel Reale
  • Roberto Kanaane Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v16n1-4352

Palabras clave:

Competências, Itinerários Formativos, Ensino Profissional.

Resumen

O presente artigo teve por objetivo abordar, a partir do conceito de competências utilizado em educação profissional, a perspectiva de identificar um itinerário formativo destinado aalunos egressos de cursos técnicos para prosseguimentos de estudos em curso superiores de tecnologia. Como introdução, o conceito de competências foi abordadoa partir dos autores Almeida (2017), Dias (2010), Lopez (2016), Marinho-Araújo (2015-2017) e Rabelo (2015). Adotou-se como ponto de partida a legislação brasileira pertinente à educação profissional visto sua relevância ao entendimento do itinerário formativo proposto pelos catálogos nacionais de cursos técnicos e de cursos superiores de tecnologia. A pesquisa foi de natureza aplicada e abordagem qualitativa; o método adotado foi descritivo conjugado ao método exploratório, envolvendo levantamento bibliográfico e documental. Nessa pesquisa foram feitas análises comparativas de três cursos técnicos e três cursos superiores de tecnologia com denominação similar e de mesmo eixo tecnológico. A primeira análise foi a verificação dos descritivos dos itens principais referentes aos cursos e os respectivos catálogos; a segunda análise foi a comparação de matrizes curriculares dos cursos de uma instituição pública. Essas análises permitiram identificar similaridades entre os cursos em relação à formação, sinalizando a possibilidade de se trabalhar com competências, implicando na revisão dos currículos dos cursos analisados.

Biografía del autor/a

Luciano José Dantas, Faculdade de Tecnologia de Itaquera Prof. Miguel Reale

Possui graduação em Tecnologia Mecânica Modalidade Soldagem pela Fatec - Faculdade de Tecnologia de São Paulo (1998), especialização em Tecnologias na Educação pelo Centro Universitário Senac (2015) e Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional pelo Centro Paula Souza (2018). Atualmente é professor de ensino superior II em faculdades de tecnologia e coordenador de projetos no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, atuando como gestor pedagógico regional. Possui experiência profissional nas áreas de instrumentação industrial (válvulas de controle, válvulas On-Off, sistemas de monitoramento industriais, redes industriais) e transferência de fluidos (bombas hidráulicas, sistemas de dosagem química), atuando como tecnólogo mecânico em diversas funções.

Roberto Kanaane, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Graduado em Psicologia pela Universidade Mogi das Cruzes (1974), Mestrado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (1984) e Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (1989). Professor de Ensino Superior Concursado junto a Fatec SP - Faculdade de Tecnologia. Professor e Orientador dos Programas de Mestrado Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza: Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos, lecionando a disciplina Relações Humanas no Sistemas Produtivos; Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, lecionando a disciplina Psicologia do Adulto. Pesquisador junto ao CNPq no grupo de pesquisa em Gestão de Operações e Logística (Sistemas Produtivos); pesquisador junto ao CNPq no grupo Gestão e Avaliação (Educação); pesquisador junto ao CNPq no grupo de pesquisa Práticas da Educação Profissional e Tecnológica e Educação Corporativa. Desenvolve pesquisas no âmbito do Empreendedorismo, Inovação e Desenvolvimento de Competências voltadas ao Ensino Técnico e Tecnológico. Experiência acentuada na área de Educação tanto em nível acadêmico como em nível de Gestão, desenvolvendo atividades de Coordenação de Cursos de Graduação e Pós Graduação Lato Sensu. Professor do Programa Pós- Graduação Lato Sensu do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Coordenador de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública; Gestão Ambiental e Meio Ambiente ; Pós em Sistemas de Gestão Integrada (SGI) e Pós em Gestão Estratégica de Pessoas nas Organizações Públicas. Experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas, atuando principalmente em: Gestão do Conhecimento; Processos Socioprofissionais; Comportamento Ético em Hospitalidade. Sócio-Diretor da Roka Consultoria em Gestão de Pessoas. Autor de livros nas áreas de Gestão Pública; Comportamento Humano nas Organizações; Treinamento e Desenvolvimento do Potencial Humano. Membro da Academia Paulista de Psicologia, ocupando a cadeira nº 21.

Publicado

2021-05-21

Cómo citar

Dantas, L. J., & Kanaane, R. (2021). COMPETÊNCIAS PARA ITINERÁRIOS FORMATIVOS NO ENSINO PROFISSIONAL: UM ESTUDO PARA EGRESSOS DE ENSINO TÉCNICO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PROFISSIONAL. Revista Educação - UNG-Ser, 16(1), 36–47. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v16n1-4352

Número

Sección

Artigos