RELAÇÕES ENTRE A AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS BÁSICAS E A PRÁTICA DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores/as

  • Marília Beatriz Nunes de Sousa Faculdade de Tecnologia e Educação Superior e Profissional (FATESP) - Teresina (PI)
  • Carla Raquel Lima Pereira Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Fábio Soares da Costa Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v18n1-4927

Palabras clave:

Educação Física Escolar. Habilidades motoras. Inclusão. Práticas educativas.

Resumen

Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de observar as práticas educativas desenvolvidas nas aulas de Educação Física de uma escola municipal de Teresina- PI, procurando analisar e compreender o desenvolvimento dessas práticas para o aprimoramento das habilidades motoras e psicomotoras de aprendentes do 2° ano do Ensino Fundamental. Portanto, trata-se de um estudo de caso, de uma pesquisa qualitativa, descritiva e de campo. Metodologicamente, utilizou-se a observação sistemática para o desenvolvimento de análises interpretativas que culminaram com a identificação de que o professor tem domínio de conteúdo, contribui para o desenvolvimento das habilidades motoras dos seus alunos e faz diversos exercícios para o aprimoramento de determinados segmentos corporais, sendo desenvolvidas e/ou aperfeiçoadas habilidades motoras variadas. As práticas educativas são diversificadas e divertidas, ressaltando-se a frequente avaliação pedagógicas das crianças, que procura aprimorar e corrigir as falhas identificadas. Contudo, observou-se que sua prática educativa não é inclusiva quanto ao atendimento às pessoas com necessidades especiais, sobremaneira quando se analisa sua relação com as necessidades educativas de uma aprendente com TEA que uma das turmas da escola possui.

Biografía del autor/a

Marília Beatriz Nunes de Sousa, Faculdade de Tecnologia e Educação Superior e Profissional (FATESP) - Teresina (PI)

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Bacharelado em Fisioterapia pela Faculdade Integral Diferencial (FACID). É Pós-Graduada em Saúde do Trabalhador pela Faculdade Internacional de Curitiba - PR (FACINTER). Docente da Faculdade de Tecnologia e Educação Superior e Profissional (FATESP) - Teresina (PI) e da Unipós Pós-Graduação (Unidades Integradas de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão) -Teresina (PI). Membro da Comissão Avaliadora de Educação Superior dos Cursos de Licenciatura em Educação Física e Bacharelado em Fisioterapia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) / Conselho Estadual de Educação do Piauí (CEE - PI). Graduanda de Licenciatura em Pedagogia: Segunda Licenciatura - Distância (Centro Universitário Internacional UNINTER).

Carla Raquel Lima Pereira, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (2019). Tem cursos na área de Libras e Inglês, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia hospitalar, reabilitação de pacientes e processo de ensino e aprendizagem.

Fábio Soares da Costa, Universidade Federal do Piauí

Pós-doutorando em Educação pela Escola de Humanidades (PPGEdu) da PUCRS. Doutor em Educação pela Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PPGEDU/PUCRS (Bolsista CAPES/PROEX). Mestre em Comunicação pelo PPGCOM/UFPI. Especialista em Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Questões Sociais na Escola - PUCRS. Coordenador do Grupo de Estudos de Pesquisas OBCORPO - Observatório do Corpo: mídia, educação e movimento. Professor Adjunto do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino - DMTE/CCE da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Tem experiência na área de Educação Física Escolar e Coordenação de projetos esportivos e sociais. Principais pesquisas desenvolvidas ou em desenvolvimento nos temas: Imagem corporal, corporeidade, saúde, qualidade de vida, juventudes, educação, educação física, gênero, representações simbólicas, educação física escolar somática, formação docente em educação física, estágio supervisionado e dispositivos midiáticos.

Publicado

2023-05-28

Cómo citar

Sousa, M. B. N. de, Pereira, C. R. L., & Costa, F. S. da. (2023). RELAÇÕES ENTRE A AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS BÁSICAS E A PRÁTICA DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Revista Educação - UNG-Ser - ISSN 1980-6469, 18(1), 140–152. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v18n1-4927

Número

Sección

Artigos