ENSINO SUPERIOR NO BRASIL - UMA ANÁLISE COM BASE NO CENSO DE 2020

Autores/as

  • Marcio Magera Conceição UNIVERITAS / UNG UNIVERSIDADE
  • Joelma Telesi Pacheco Conceição UNG Universidade
  • Ricardo Costa UNG Universidade
  • Fabricio Bau Dalmas UNG Universidade

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v17n3-5021

Palabras clave:

Ensino Superior. Censo. MEC. INEP. Qualidade

Resumen

Este texto trata de uma análise dos dados do último censo publicado sobre o ensino superior do Brasil pelo MEC/INEP (2020), cujos dados foram copilados pelo Prof. Ms. Paulo Chanan e publicado no site da Abrafi – Associação Brasileiras das Mantenedoras das Faculdades, no ano de 2022. Os gráficos e dados aqui apresentados explicam um pouco o caminhar do ensino superior brasileiro e seus desafios diante de um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico. Como o EAD – Ensino a Distância vem crescendo e ocupando um espaço cada vez maior neste cenário, graças a uma variável externa, a Covid-19, que nos últimos anos provocou uma migração de alunos ao ensino a distância. Mas, o texto disserta que não foi a única variável que provocou tais mudanças, a gestão das IES – Institutos de Ensino Superior, também foi um fator relevante que mudou a composição das IES no Brasil, sem deixar de considerar as fusões e compras das médias e grandes faculdades por grupos educacionais nacionais e internacionais. A presença das IES privadas e o domínio que elas exercem sobre este segmento de mercado educacional é evidente, quando representam 77% das matrículas, e como os novos modelos de ensino não estão atendendo a qualidade que o mercado exige. E a competição dos grandes grupos por alunos vem diminuindo o ticket médio das mensalidades, ficando as IES menores com dificuldade de competir neste cenário de concorrência predatória.

Biografía del autor/a

Marcio Magera Conceição, UNIVERITAS / UNG UNIVERSIDADE

Economista pela PUC- Campinas. MBA de Marketing - ESAMC, Sorocaba. Mestrado em Administração pela UNG - Guarulhos. Mestrado em Sociologia pela PUC - São Paulo. Doutorado em Sociologia pela PUC - São Paulo. Doutorado em Administração pela FCU - USA. Pós Doutor Unicamp - Campinas. Pós Doutor FCU - USA. Pós Doutor UC- Portugal. Jornalista e Escritor. Avaliador do MEC/INEP. Pró-reitor da Universidade Guarulhos, SP, do Grupo Ser Educacional. Editor-chefe das Revista Científicas, RECIMA21 – REVISTA CIENTÍFICA MULTIDISCIPLINAR, RECISATEC e ACERTTE.

Joelma Telesi Pacheco Conceição, UNG Universidade

Professora universitária há 15 anos, avaliadora do MEC/INEP, Mestrando em Análise Geoambiental na Universidade Guarulhos.

Ricardo Costa, UNG Universidade

Professor doutor do programa de Geoambiental da Universidade Guarulhos

Fabricio Bau Dalmas, UNG Universidade

Professor doutor do programa de Geoambiental da Universidade Guarulhos

Publicado

2022-08-15

Cómo citar

Conceição, M. M., Conceição, J. T. P., Costa, R., & Dalmas, F. B. (2022). ENSINO SUPERIOR NO BRASIL - UMA ANÁLISE COM BASE NO CENSO DE 2020. Revista Educação - UNG-Ser, 17(3), 6–15. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v17n3-5021

Número

Sección

Artigos