AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DO PENSAMENTO COMPLEXO E TRANSDISCIPLINAR: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.33947/1980-6469-v14n1-2181Palavras-chave:
Avaliação escolar, Complexidade, TransdiciplinaridadeResumo
O atual sistema educacional, baseado em uma lógica binária de construção do conhecimento e organizado em disciplinas dissociadas de um entendimento global, não é mais capaz de atender às necessidades dos estudantes e, em um maior espectro, da própria humanidade. A escola e todos os seus atores, ao segmentarem o conhecimento e, por consequência seu aprendizado, limitam a criatividade e a interação, inibindo potenciais individuais e coletivos na construção de novos saberes. A avaliação escolar, então, limita-se ao papel de medidora do conhecimento a partir da visão unilateral do professor, sem qualquer caráter formador. Nesse cenário, surge a necessidade de uma nova visão sobre a educação, representada pela transdisciplinaridade e apoiada sobre uma nova maneira de pensar: o Pensamento Complexo. O objetivo desse texto é discutir, a partir das lógicas da complexidade e da transdiciplinaridade, o papel da avaliação no processo de formação do estudante e não somente sua função tradicionalmente classificadora.Downloads
Publicado
2019-05-08
Como Citar
Menegazzi, T. C. (2019). AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DO PENSAMENTO COMPLEXO E TRANSDISCIPLINAR: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO SUPERIOR. Revista Educação - UNG-Ser, 14(1), 6–16. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v14n1-2181
Edição
Seção
Artigos