O JOGAR-BRINCAR COMO POTENCIALIZADOR DA INTELIGÊNCIA, CAPACIDADE ATENCIONAL E CRIATIVIDADE

Autores

  • Marcelo Scardovelli Brotta Universidade Guarulhos
  • Maria Lúcia Marques Universidade Guarulhos

Palavras-chave:

Psicopedagogia, Brincar, Aprendizagem.

Resumo

O presente artigo objetivou analisar e refletir sobre as práticas psicopedagógicas que cerceiam o jogar-brincar e suas implicações na aprendizagem e no desenvolvimento humano. Esta pesquisa teórica foi pautada principalmente nas obras de Alicia Fernández, psicopedagoga argentina e referência no assunto, também foi consultado artigos de outros autores que complementam ao tema. O jogar-brincar propicia um espaço onde a criança possa habitar, fornecendo as ferramentas e mostrando a ela a sua capacidade de criar, produzir e transformar. Ser autor e se reconhecer como autor. A presença desses espaços são fundamentais em todo o contexto educativo. Seus benefícios são inúmeros e auxilia o desenvolvimento de uma aprendizagem saudável, sem aborrecimentos, censuras e traumas. Favorece o crescimento de uma inteligência sem amarras e aprisionamentos.

Biografia do Autor

Marcelo Scardovelli Brotta, Universidade Guarulhos

Psicólogo. Especialista em psicopedagogia - Universidade Guarulhos

Maria Lúcia Marques, Universidade Guarulhos

Psicóloga. Mestre e Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano – Universidade São Paulo. Professora titular da Universidade Guarulhos e da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Guarulhos.

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Publicado

2018-10-08

Como Citar

Brotta, M. S., & Marques, M. L. (2018). O JOGAR-BRINCAR COMO POTENCIALIZADOR DA INTELIGÊNCIA, CAPACIDADE ATENCIONAL E CRIATIVIDADE. Revista Educação - UNG-Ser, 13(1), 35–44. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/2479

Edição

Seção

Artigos