A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES PRIMÁRIOS SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA CIDADE DE PEMBA-MOÇAMBIQUE

Autores

  • Fidel Terenciano Universidade Catolica de Mocambique - UCM - FGTI UNIVERSIDADE FEDERAL DE SAO CARLOS - Brasil
  • Bianca Gerente Universidade Catolica de Mocambique - UCM - FGTI Universidade Catolica do Porto

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Pemba, Professores, Alunos.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar as problemáticas da educação inclusiva no contexto Moçambicano. Este assunto é percebido numa dimensão dual, no sentido em que a educação inclusiva enquanto acção humanística, democrática com intenção de inserção social conforme indicado pela Declaração de Salamanca em 1994, primeiramente era focada nas necessidades e deficiências de um conjunto de alunos, doravante entendeu-se como uma forma de responder e permitir que os alunos tenham mais espaços, ambientes e recursos disponíveis para realização de uma cidadania democrática. Neste contexto, o objetivo do artigo é analisar a percepção dos professores primários sobre a educação inclusiva, onde incluímos duas variáveis: a dimensão necessidades especiais vs. Atendimento da diversidade total das necessidades dos alunos nas escolas. Metodologicamente é um estudo mix (quali-quanti) no sentido em que foi realizado um trabalho de campo por meio de questionário e entrevistas. Fez-se a escolha de 3 escolas (Escola Primaria de Cariacó, Escola Primaria da Unidade e Escola Primaria de Murrebué). Os resultados indica que entre outras aclarações, os professores tem uma noção e compreensão da educação inclusiva, que se aproxima à primeira, cujo seu entendimento confunde-se com a problemática das necessidades especiais, que é uma das componentes da educação inclusiva.

Biografia do Autor

Fidel Terenciano, Universidade Catolica de Mocambique - UCM - FGTI UNIVERSIDADE FEDERAL DE SAO CARLOS - Brasil

Doutorando (PhD) em Ciência Política – UFSCar – Brasil. Politólogo e Mestre em Ciência Politica na UFPA – Brasil. Professor na Universidade Catolica de Mocambique – UCM e Pesquisador no Centro de Estudos de Partidos Políticos - UFSCar/CNPq – Brasil. Áreas de Interesse: Democracia, Eleições, Politicas Educacionais; Estado, Politicas Públicas e Governação e Recursos Humanos, Economia, Desenvolvimento

Bianca Gerente, Universidade Catolica de Mocambique - UCM - FGTI Universidade Catolica do Porto

Bianca Gerente Wamusse, Mestre e Doutoranda em Educacao na Universidade Catolica de Portugal. Diretora, docente e pesquisadora na Faculdade de Gestao, Turismo e Informatica - UCM - Pemba. Temas de Interesse: Educacao inclusiva, Gestao de Recursos Humanos, Politicas Publicas de Educacao.

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Publicado

2018-10-08

Como Citar

Terenciano, F., & Gerente, B. (2018). A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES PRIMÁRIOS SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA CIDADE DE PEMBA-MOÇAMBIQUE. Revista Educação - UNG-Ser, 13(1), 69–83. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/3131

Edição

Seção

Artigos