PSICOLOGIA E ENSINO: ANÁLISE DE CONTEXTO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE WALLON
DOI:
https://doi.org/10.33947/1980-6469-v14n1-3469Palavras-chave:
Wallon. Psicologia. EnsinoResumo
Este artigo tem como proposta fomentar discussão acerca da psicologia aplicada ao ensino da matemática, relacionando aspectos teóricos dos pressupostos de Henri Wallon, com observações extraídas de uma coleta de dados, utilizando-se de abordagem qualitativa, com caráter descritivo, a partir de elaboração e aplicação de uma entrevista semiestruturada realizada com duas diretoras de escolas públicas, na qual foi indagado a respeito do cotidiano escolar, em especial sobre as relações pedagógicas estabelecidas no ensino matemático. Os autores são discentes e docente no curso de licenciatura de matemática da UEMG, Unidade Passos/MG. Desenvolveram a pesquisa durante a disciplina Psicologia, a qual tem como principal objetivo refletir a instrumentalização do ensino a partir de referenciais teóricos para o processo de ensino aprendizagem. Aponta-se potenciais nos contextos educacionais, relacionados às ideias de Wallon, bem como aspectos arraigados em princípios que desconsideram o fator “relações” entre professor e aluno com implicações no processo de ensino aprendizagem de matemática.Downloads
Publicado
2019-05-08
Como Citar
Ferreira, B. R., Oliveira, M. A. de, & Alves, R. F. (2019). PSICOLOGIA E ENSINO: ANÁLISE DE CONTEXTO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE WALLON. Revista Educação - UNG-Ser, 14(1), 91–97. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v14n1-3469
Edição
Seção
Artigos