METODOLOGIAS ATIVAS – ESTUDO DE CASO: RETENÇÃO E AVALIAÇÃO DE RESULTADOS

Autores

  • Jadir Perpetuo dos Santos Faculdade de Tecnologia de São Paulo
  • Alex Paubel Junger Universidade Cruzeiro do Sul / Faculdade de Tecnologia Termomecânica.
  • Luiz Henrique Amaral Universidade Cruzeiro do Sul
  • Alexandre Acácio de Andrade Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v14n2-3633

Palavras-chave:

Metodologias ativas. Retenção. Estudo de caso.

Resumo

Essa pesquisa tem como objetivo identificar fatores estimulantes de conhecimento na perspectiva do aluno e retenção de alunos nas Faculdades de Tecnologias, aplicar esses fatores em metodologias ativas e fazer um comparativo de aprendizado entre a metodologia tradicional, para isso o trabalho apresenta um framework descrevendo que a metodologia aplicada, iniciou-se com a leitura de referenciais teóricos em fontes primárias sobre metodologias ativas, criando-se um questionário semiestruturado aplicado aos alunos de diversos cursos de tecnologia, com esses resultados desenvolveu-se através da abordagem dedutiva uma aula (estudo de caso) com metodologias ativas, os resultados foram: a metodologia ativa não possui resultado inferior ao presencial, evidencia-se que 69,2% dos alunos preferem metodologia ativa a tradicional, considerando-as: dinâmicas motivadoras é de fácil entendimento entre teoria e prática. Entre os fatores estimulantes tem-se: Aulas dinâmicas mesclando metodologias ativas e aulas tradicionais; Aulas objetivas, dando oportunidade de expressão dos alunos; Redução de atividades extras, para ajudar o aluno a se organizar, quando possível. A qualidade dos professores está entre os fatores de retenção.

Biografia do Autor

Jadir Perpetuo dos Santos, Faculdade de Tecnologia de São Paulo

Doutor em Engenharia de Produção pela Unicamp e professor da FATEC SP e Universidade Cruzeiro do Sul.

Alex Paubel Junger, Universidade Cruzeiro do Sul / Faculdade de Tecnologia Termomecânica.

Pós-Doutor em Engenharia e Gestão da Inovação pela UFABC e professor vinculado ao programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul.

Luiz Henrique Amaral, Universidade Cruzeiro do Sul

Professor Doutor vinculada ao Programa de Ensino de Ciências e Matemática.

Alexandre Acácio de Andrade, Universidade Federal do ABC

Professor Adjunto na Universidade Federal do ABC.

Downloads

Publicado

2019-12-13

Como Citar

Santos, J. P. dos, Junger, A. P., Amaral, L. H., & Andrade, A. A. de. (2019). METODOLOGIAS ATIVAS – ESTUDO DE CASO: RETENÇÃO E AVALIAÇÃO DE RESULTADOS. Revista Educação - UNG-Ser - ISSN 1980-6469, 14(2), 81–98. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v14n2-3633

Edição

Seção

Artigos