DISTRIBUIÇÃO DAS OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS NA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS À LUZ DO ÍNDICE DE OPORTUNIDADE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (IOEB)

Autores

  • Leandro Barbosa Oliveira Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v14n2-3929

Palavras-chave:

IOEB, Políticas Públicas, Oportunidades Educacionais

Resumo

Este artigo aborda a distribuição das oportunidades educacionais na Região Metropolitana de Campinas (RMC) sob a ótica do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), indicador criado no ano de 2015. O estudo objetivou-se compreender, através da análise das variáveis relacionadas a fatores de insumos e resultados que compõem o IOEB, as principais tendências em termos de oportunidades educacionais existentes nos municípios que constituem a RMC. Os resultados obtidos permitiram apontar os seguintes aspectos: a) as oportunidades não estão diretamente relacionadas aos fatores socioeconômicos; b) os municípios de Hortolândia (SP) e Paulínia (SP) estão em um mesmo patamar de oportunidades educacionais, apesar do primeiro possuir características socioeconômicas distintas do segundo; c) os resultados estão intrínsecos à práticas de gestão que prezam pelo bom desempenho no processo socioeducativo.

Biografia do Autor

Leandro Barbosa Oliveira, Unicamp

Doutorando em Demografia junto ao Núcleo de Estudos Populacionais (NEPO) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor efetivo de Geografia da Prefeitura Municipal de Campinas.

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Publicado

2019-12-13

Como Citar

Oliveira, L. B. (2019). DISTRIBUIÇÃO DAS OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS NA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS À LUZ DO ÍNDICE DE OPORTUNIDADE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (IOEB). Revista Educação - UNG-Ser - ISSN 1980-6469, 14(2), 70–80. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v14n2-3929

Edição

Seção

Artigos