A CRIANÇA, O JOGO E O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Danilo Augusto Reinol Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Mario Marcos Lopes Centro Universitário Barão de Mauá Faculdade de Educação São Luís Secretaria de Estado da Educação - Diretoria Regional de Ensino de Ribeirão Preto
  • Emerson Benedito Ferreira Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v16n1-4321

Palavras-chave:

Desenvolvimento Infantil. Brincadeiras. Interação Social.

Resumo

O presente trabalho aborda a importância do lúdico no ambiente escolar, com o objetivo de evidenciar o papel do jogo como um recurso facilitador no processo de ensino e aprendizagem, reconhecendo-o como um importante instrumento pedagógico para o desenvolvimento cognitivo, físico, emocional e social. As atividades lúdicas são ferramentas valorosas na rotina do educador, pois auxiliam na elaboração de conceitos, na tomada de decisões, reforçam conteúdos, promovem a sociabilidade entre os alunos, desperta a criatividade, a imaginação, o raciocínio lógico, a fantasia, a cooperação, a oralidade, a autoestima, a autonomia e o respeito de maneira aprazível e atraente aos educandos, estabelecendo entre elas uma relação de aprendizagem mútua

Biografia do Autor

Danilo Augusto Reinol, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Atualmente é Professor de Educação Básica l da Prefeitura Municipal de Jaboticabal atuando na educação infantil e orientador de polo da UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), possui graduação em Pedagogia, Sistemas de informação e especialização em Educação Especial. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional

Mario Marcos Lopes, Centro Universitário Barão de Mauá Faculdade de Educação São Luís Secretaria de Estado da Educação - Diretoria Regional de Ensino de Ribeirão Preto

Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade de Araraquara (2011). Especialista em: Tecnologias e Educação a Distância (2016) pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Orientação Educacional (2018), Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (2016), Gestão Estratégica de Pessoas (2015), Gestão Escolar (2013) e Didática e Tendências Pedagógicas (2011) pela Faculdade de Educação São Luís e Aperfeiçoamento em Educação Ambiental pela Universidade Federal de São João del Rei - MG (2010). Graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2008) e Pedagogia (2016) pela Fatece. Docente da pós-graduação modalidade EaD do Centro Universitário Barão de Mauá nas disciplinas de: Tecnologia Educacional na Gestão do Conhecimento: Educação Continuada e Evolução Profissional; Metodologia da Pesquisa Científica; Planejamento, avaliação e metodologias em educação ambiental e orienta trabalhos de conclusão. Atua como Tutor no Curso de Especialização em Computação aplicada à Educação Básica oferecido pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). É professor-tutor e orientador de TCC dos Cursos de Especialização da Faculdade de Educação São Luís, além de ministrar aulas nas disciplinas de Gestão Ambiental e Metodologia do Ensino de Ciências. Atua como Professor Coordenador (Secretaria de Estado da Educação) - Diretoria Regional de Ensino de Ribeirão Preto.

Emerson Benedito Ferreira, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais (Direito) pela Universidade de Ribeirão Preto - (UNAERP - 1999) e Licenciado em História pelo Centro Universitário Claretiano (2017). Especialista em Direito Educacional (2009), Filosofia da Educação (2011) e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela Faculdade de Educação São Luis de Jaboticabal (FESL); Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar na linha de pesquisa 'Educação, Cultura e Subjetividade'; Desenvolve investigações vinculadas à linha de pesquisa 'Diferenças: relações étnico-raciais, de gênero e etária' e participa do grupo de estudos sobre 'a criança, a infância e a educação infantil: políticas e práticas da diferença' vinculado à UFSCar. Atua principalmente nas seguintes áreas: Estudos sobre a Infância e a criança, Sociologia da Infância, do Desastre e da Diferença. Tem interesse nos estudos sobre a história da infância e da criança, da família, da criança negra (escravizada e tutelada), criminalidade infantil, relações étnico-raciais, abolicionismo penal (tendência estrutural historicista de Michel Foucault), História da Educação no Brasil, História da Criminologia Infantil, etc

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Publicado

2021-05-21

Como Citar

Reinol, D. A., Lopes, M. M., & Ferreira, E. B. (2021). A CRIANÇA, O JOGO E O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Revista Educação - UNG-Ser, 16(1), 6–17. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v16n1-4321

Edição

Seção

Artigos