IDENTIFICAÇÃO DE RISCOS EM PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL DE GRANDE PORTE EM REGIÕES POUCO DESENVOLVIDAS DE PAÍSES EMERGENTES

Autores

  • Maria Carolina Rivoir Vivacqua Anhanguera

Palavras-chave:

Gerenciamento. Projeto. Riscos. Construção Civil.

Resumo

Este artigo procurou estudar questões ligadas à identificação de riscos em projetos de construção civil de grande porte em regiões pouco desenvolvidas de países em desenvolvimento. Apresenta a metodologia de gestão de projetos do PMI (Project Management Institute). Ressalta desta a metodologia para a gestão integrada de riscos. Destacando as categorias principais dos riscos e caracterizando-as. Posteriormente trata de vincular metodologia de gestão de projetos do PMI com projetos de construção civil de grande porte em regiões pouco desenvolvidas de países emergentes. Identifica, analisa e discute diversos riscos. Traçando assim uma forte ligação entre a necessidade de uma boa equipe de especialistas em gestão de riscos visando abranger na integra este tema que tem como principais características a transversalidade e multidisciplinaridade. Visto que engloba desde saúde laboral, ambiental até políticas de relações públicas que podem certamente comprometer ou auxiliar no encerramento de um projeto bem-sucedido.

Biografia do Autor

Maria Carolina Rivoir Vivacqua, Anhanguera

Experiência no campo da engenharia por volta de 24 anos, 18 destes atuando como profissional em empresas de pequeno e grande porte.

Atuando em vários setores, tais como: missões de paz, ensino universitário, ensino, reuso de efluentes, gestão sustentável de recursos hídricos e meio ambiente, gestão de projetos, urbanização de favelas, hidráulica, hidrologia, saneamento, laboratórios de águas e efluentes, projetos executivos, construção, calculo e recuperação de estruturas de concreto, orçamentos e compras.

Participando em instituições tanto como chefe de seção, líder de unidade, e membro de equipe nos mais diversos estágios de projetos, desde estudos de viabilidade, implementação, operações, manutenção e fechamento.

Tendo como principais clientes: tropas militares da ONU, industrias nacionais e internacionais dos mais diferentes setores e suas associações, municípios, secretarias e concelhos municipais, estatais e federais, ministérios de diversos países.

Atuando, também, na implementação de gestão de projetos com uma abordagem integrada da administração, meio ambiente e engenharia visando o estabelecimento de parceiras efetivas com clientes e contrapartes em um ambiente multicultural e multiétnico com sensibilidade e respeito a diversidade. Aplicando também técnicas administrativas, tais como: macro e micro gestão integrada, estudo de viabilidade tecno-financeira, planejamento estratégico, estratégia de contratação de serviços e pessoal, controle de custo, planejamento e controle de cronogramas físico-orçamentários, desenvolvimento de politicas, melhores praticas e procedimentos padrões.

Downloads

Publicado

2017-12-26

Como Citar

Rivoir Vivacqua, M. C. (2017). IDENTIFICAÇÃO DE RISCOS EM PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL DE GRANDE PORTE EM REGIÕES POUCO DESENVOLVIDAS DE PAÍSES EMERGENTES. Revista Engenharia E Tecnologia Aplicada - UNG-Ser, 1(1), 69–89. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/engenhariaetecnologia/article/view/3046

Edição

Seção

ARTIGOS