PROPOSTA DE CARTA GEOLÓGICO-GEOTÉCNICA A PARTIR DE ANÁLISE INTEGRADA: UMA FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO URBANO PARA POÇOS DE CALDAS (MG)

Autores

  • Thaís Minatel TINÓS UNESP - Rio Claro
  • José Eduardo ZAINE UNESP - Rio Claro
  • Mateus Vidotti FERREIRA UNESP - Rio Claro

Resumo

O mapeamento geológico-geotécnico é um instrumento fundamental para o planejamento e gestão do meio físico, fornecendo as informações essenciais para a tomada de decisão. Este trabalho teve como objetivo a elaboração de uma carta geológico-geotécnica das principais áreas urbanas e de expansão do município de Poços de Caldas - MG. A metodologia empregada focou a análise integrada dos elementos do meio físico a partir do uso de fotografias aéreas e trabalhos de campo, para a compartimentação fisiográfica de unidades do terreno. Cada unidade passou por uma caracterização geotécnica e uma avaliação de adequabilidade quanto ao uso urbano. Como produtos finais são apresentados uma carta geológico-geotécnico da área, um perfil de cada unidade, além de suas principais características e processos geológicos ocorrentes. Tais elementos são instrumentos essenciais para o planejamento urbano e territorial do município.

Biografia do Autor

Thaís Minatel TINÓS, UNESP - Rio Claro

Programa de Pós-graduação em Geociências e Meio Ambiente, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro.

José Eduardo ZAINE, UNESP - Rio Claro

Departamento de Geologia Aplicada, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro.

Mateus Vidotti FERREIRA, UNESP - Rio Claro

Programa de Pós-graduação em Geociências e Meio Ambiente, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro.

Downloads

Publicado

2015-03-09

Como Citar

TINÓS, T. M., ZAINE, J. E., & FERREIRA, M. V. (2015). PROPOSTA DE CARTA GEOLÓGICO-GEOTÉCNICA A PARTIR DE ANÁLISE INTEGRADA: UMA FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO URBANO PARA POÇOS DE CALDAS (MG). Revista Geociências - UNG-Ser, 13(1), 18–37. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/geociencias/article/view/1972

Edição

Seção

Artigos