ELABORAÇÃO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOAMBIENTAIS DO MUNICÍPIO DE ARUJÁ-SP, COMO SUBSÍDIO PARA A GESTÃO TERRITORIAL.

Autores/as

  • Bruna Daniele de Carvalho Gimenez Torresani Universidade Guarulhos
  • Fabricio Bau Dalmas Universidade Guarulhos
  • Antonio Roberto Saad Universidade Guarulhos
  • Anderson Targino da Silva Ferreira Universidade Guarulhos

Resumen

O Município de Arujá está situado a nordeste da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e inserido na Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade São Paulo (RBCV), entre as serras da Cantareira e Itapeti, junto à Rodovia Presidente Dutra e às margens dos rios Baquirivu Guaçu e Jaguarí. Por se tratar de um município que encontra-se em grande expansão urbana e possuir significativa importância ambiental para a RMSP se faz necessário realizar um estudo das transformações antrópicas através da aplicação de técnicas de geoprocessamento. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo principal a análise geoambiental do Município de Arujá. A base geoambiental do município de Arujá é composta pelos mapas topográfico, declividade, hipsometria e uso da terra, que apresentam a situação ambiental da área de estudo. Através da análise pôde ser visualizado que a urbanização do município tem tendência a expandir para as regiões norte e oeste, comprometendo a manutenção da qualidade ambiental.

Cómo citar

Torresani, B. D. de C. G., Dalmas, F. B., Saad, A. R., & Ferreira, A. T. da S. (2016). ELABORAÇÃO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOAMBIENTAIS DO MUNICÍPIO DE ARUJÁ-SP, COMO SUBSÍDIO PARA A GESTÃO TERRITORIAL. Revista Geociências - UNG-Ser - ISSN 1981-741X (1981-7428), 15(2), 141–156. Recuperado a partir de https://revistas.ung.br/index.php/geociencias/article/view/2437

Número

Sección

Artigos