REGISTRO DE FORMAS INICIAIS PÓS-ECLOSÃO DE ANFÍBIOS ANUROS (PIPIDAE) DOS SEDIMENTOS TERCIÁRIOS DA FORMAÇÃO ENTRE-CÓRREGOS, AIURUOCA (MG)

Autores

  • Elza de Fatima BEDANI UnG
  • Célio Fernando Baptista HADDAD Unesp - Rio Claro

Resumo

A Formação Entre-Córregos faz parte da Bacia de Aiuruoca que está situada na porção sul do Estado de Minas Gerais no Planalto do Alto Rio Grande. Trata-se de um depósito com sedimentos de idade paleógena, com conteúdo paleontológico constituído por fósseis de megarrestos vegetais, insetos, coprólitos, peixes, anfíbios (anuros) e palinomorfos. O objetivo do presente trabalho é notificar a ocorrências das primeiras formas pré-metamórficas de pipídeos registrados nos sedimentos aflorantes da Formação Entre-Córregos. Trata-se da primeira ocorrência notificada de fósseis pré-metamórficos de pipídeos em território brasileiro, com girinos muito bem preservados, incluindo carbonificação da derme em alguns indivíduos. Os métodos de estudos utilizados incluíram diafanização de girinos de espécies modernas da mesma família e limpeza dos fósseis, além das imagens fotográficas e comparações baseadas em bibliografias das fases larvais iniciais. Os fósseis analisados são de girinos preservados entre os estágios 41 e 46, baseado em comparações com girinos de pipídeos atuais e com a tabela de desenvolvimento de Xenopus laevis da Família Pipidae.

Downloads

Como Citar

BEDANI, E. de F., & HADDAD, C. F. B. (2013). REGISTRO DE FORMAS INICIAIS PÓS-ECLOSÃO DE ANFÍBIOS ANUROS (PIPIDAE) DOS SEDIMENTOS TERCIÁRIOS DA FORMAÇÃO ENTRE-CÓRREGOS, AIURUOCA (MG). Revista Geociências - UNG-Ser - ISSN 1981-741X (1981-7428), 11(1), 89–99. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/geociencias/article/view/1413

Edição

Seção

Artigos