AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DE EMBARCAÇÕES MOTORIZADAS NO PROCESSO DE EROSÃO DAS MARGENS DO RIO AQUIDAUANA, LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE ANASTÁCIO - MS

Autores

  • Luiz Clemente de Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais, Avenida Costa e Silva, s/n, 79070-900, Cidade Universitária, Campo Grande, MS, Brasil.
  • Luiz Augusto Araújo do Val Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais, Avenida Costa e Silva, s/n, 79070-900, Cidade Universitária, Campo Grande, MS, Brasil.
  • Roberto Macedo Gamarra Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais, Avenida Costa e Silva, s/n, 79070-900, Cidade Universitária, Campo Grande, MS, Brasil.
  • Fabricio Bau Dalmas Universidade Univeritas UNG. Programa de Mestrado em Análise Geoambiental, Praça Tereza Cristina, 239, 07023-070, Guarulhos, SP, Brasil.
  • Antonio Conceição Paranhos Filho

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo avaliar a influência das ondas formadas por embarcações a motor de popa no processo de erosão das margens dos rios. A área de estudo compreende uma seção da margem esquerda do rio Aquidauana no Município de Anastácio - MS. Foi realizado um levantamento topográfico do perfil da margem do rio e a evolução do processo erosivo, onde foi simulado um intenso tráfego de embarcação em alta velocidade, utilizando um barco borda alta de seis metros de comprimento e motor de popa 15 HP. Com um nível topográfico instalado na margem do rio, foi possível mensurar as alterações ocorridas. Com o recurso dos gráficos calculou-se as áreas de solo que foram erodidas, acima da linha d’água. Foi ainda coletada amostra do solo da margem que foi analisada no laboratório de solos da UFMS em Campo Grande – MS. Dessa forma, buscou-se a confirmação da influência do tráfego de embarcações motorizadas no processo erosivo das margens do Rio Aquidauana. Foram observadas as alterações no perfil, o impacto das ondas das embarcações e formas de proteção. Diante das atividades desenvolvidas e considerando os dados obtidos, concluiu-se que houve a influência da embarcação na erosão da margem do rio, pois os dados apresentados nos estudos, foram satisfatórios para o tipo de pesquisa proposta, válidos àquela área pesquisada ou a outras de características semelhantes.

Biografia do Autor

Antonio Conceição Paranhos Filho

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais, Avenida Costa e Silva, s/n, 79070-900, Cidade Universitária, Campo Grande, MS, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-02-20

Como Citar

de Souza, L. C., do Val, L. A. A., Gamarra, R. M., Dalmas, F. B., & Paranhos Filho, A. C. (2019). AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DE EMBARCAÇÕES MOTORIZADAS NO PROCESSO DE EROSÃO DAS MARGENS DO RIO AQUIDAUANA, LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE ANASTÁCIO - MS. Revista Geociências - UNG-Ser - ISSN 1981-741X (1981-7428), 17(1), 19–23. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/geociencias/article/view/3447

Edição

Seção

Artigos