LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DE RESULTADOS LABORATORIAIS DE URÉIA E CREATININA NA POPULAÇÃO ADULTA DO MUNICIPIO DE GUARULHOS ATENDIDA PELO LABORATÓRIO DE ANALISES CLINICAS (LAC) DA UNG.

Autores

  • Andreia Alves de Souza
  • Mario Tremante

Palavras-chave:

Prevenção de Doenças, Controle, Insuficiência Renal, Urea, Creatinina.

Resumo

A insuficiência renal crônica é dada por uma perda gradativa das funções fisiológica e bioquímicas dos rins. O Ritmo de Filtração Glomerular (RFG) é um método que permite avaliar e acompanhar as funções renais. A ureia foi um dos primeiros marcadores de avaliação da função renal a disfunção na filtração dos rins retém substâncias que se acumulam no sangue, onde são filtradas e não secretadas pelas células tubulares. De 40 a 70% são reabsorvidas para a corrente sanguínea levando a um resultado duvidoso da taxa de filtração glomerular (TFG). A creatinina em relação à ureia é ainda mais confiável, pois a creatinina é depurada de hora em hora. Além da uréia sofrer alteração por conta do uso de diuréticos, desidratação, dieta rica em proteína dentre outros. Devido à transição demográfica da população como um todo tem crescimento à doença crônica degenerativa, a obesidade e o tabagismo tem papel importante na evolução da doença devido ao comprometimento vascular cerebral que aumenta significativamente. A morbimortalidade ocorre em muitos casos, devido às complicações cardiovasculares, que acomete mais os pacientes idosos. Afirmando a importância de ter cada vez mais, o diagnostico precoce, a fim de minimizar uma evolução da doença. O presente estudo tem como objetivo descrever, a importância dos parâmetros de ureia e creatinina no diagnostico da doença renal a fim de promover medidas preventivas com base nos resultados obtidos nos prontuários dos pacientes do Laboratório de Análises Clínicas da Universidade Guarulhos. Com a finalidade subsidiar ações em saúde pública de carácter preventivo servindo como ferramenta importante na política pública do município de Guarulhos, prevenindo e diagnosticando o tratamento da insuficiência renal. O setor econômico que resulta em perdas altíssimas aos cofres públicos.

Downloads

Publicado

2016-04-27

Como Citar

de Souza, A. A., & Tremante, M. (2016). LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DE RESULTADOS LABORATORIAIS DE URÉIA E CREATININA NA POPULAÇÃO ADULTA DO MUNICIPIO DE GUARULHOS ATENDIDA PELO LABORATÓRIO DE ANALISES CLINICAS (LAC) DA UNG. Revista Saúde - UNG-Ser, 9(1 ESP), 13. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/saude/article/view/2194

Edição

Seção

RESUMOS JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA CNPq E UNG