FATORES DE ESTRESSE EM ACADÊMICOS DO CURSO DE GRADUÇÃO EM FISIOTERAPIA

Autores

  • Shirmene Maria da Silva Pinho
  • Luciana Ritha de Cassia Rolim Barbosa Aristóteles

Resumo

Hans Selye identificou a Síndrome de Adaptação Geral (GAS), sendo o processo de estresse e a reação do indivíduo a ele. De acordo com Hans, não é possível viver completamente liberto de stress, na medida em que este pode ser necessário para que o indivíduo possa ter energia suficiente para reagir às situações do cotidiano. Exigências de realizações pessoais e profissionais, tomar decisões nas mais variadas situações, são fatores que despertam o estresse, considerado como um dos principais males nos dias de hoje, não sendo diferente na trajetória acadêmica. Esta pesquisa teve como objetivo identificar os fatores estressantes nos acadêmicos do curso de Fisioterapia, por meio da aplicação, de uma questão aberta referente aos fatores estressantes e da Escala de Avaliação da Ansiedade de Hamilton. Trata-se de uma pesquisa descritiva, transversal, onde participaram 112 (cento e doze) acadêmicos do Curso de Fisioterapia da Universidade Guarulhos do primeiro ao quarto ano. Todos os alunos regularmente matriculados no Curso de Fisioterapia da Universidade Guarulhos, foram convidados a participar. Os interessados, foram convidados a se dirigir à Clínica de Fisioterapia da Universidade Guarulhos, localizada no prédio "O" do Campus Centro, em sala reservada, e após sanação das dúvidas e terem dado o aceite, assinaram o TCLE (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido). Aos participantes da pesquisa foi aplicada a “Escala de Avaliação da Ansiedade de Hamilton” e uma única questão aberta: “O que você julga como fator(es) estressante(s) na sua vida hoje?”. 35% dos alunos participaram da pesquisa. Os cinco fatores mais citados, tendo na categoria Vida universitária o maior percentual, com Locomoção (trânsito, ônibus lotado) totalizando 12,3% e Estrutura universitária (Ung digital, Pibic, falta de melhoria nos equipamentos, secretaria, pré aula, mudança de grade horária) com 6,98%. Já na categoria Relações humanas apresentou-se um alto índice com Administração do tempo (falta: trabalho, estudo, família, correria do dia a dia, rotina, lazer, computador, deixar de cumprir com as responsabilidades) 8,41% e Relacionamento familiar com 6,77%. Na categoria Socioeconômico e produtividade, sub categoria Emprego apresentou 8,82% e a categoria Saúde com Condições de saúde (Acordar cedo, dormir pouco, má alimentação, mal estar físico) 7,18%. Já o grau de ansiedade leve e moderada foram mais observados nos alunos do 1º ano e o grau de ansiedade grave nos alunos do 4º ano. Em relação ao gênero, os participantes do sexo feminino apontam a sobrecarga de atividades, aumentando o grau de ansiedade. Concluímos que são diversos os fatores estressantes nos acadêmicos do Curso de Fisioterapia, não só relacionados à atividade acadêmica, como vida pessoal, profissional e relações afetivas e interpessoais. Estes fatores estão presentes no transcorrer da vida acadêmica, independente do período em que estejam matriculados.

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Publicado

2016-05-27

Como Citar

Pinho, S. M. da S., & Rolim Barbosa Aristóteles, L. R. de C. (2016). FATORES DE ESTRESSE EM ACADÊMICOS DO CURSO DE GRADUÇÃO EM FISIOTERAPIA. Revista Saúde - UNG-Ser, 9(1 ESP), 70. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/saude/article/view/2285

Edição

Seção

RESUMOS JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA CNPq E UNG