AVALIAÇÃO DA INCIDÊNCIA DE SINTOMAS DEPRESSIVOS EM ALUNOS DE 1ª A 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, A PARTIR DO INVENTÁRIO DE DEPRESSÃO INFANTIL (CDI)

Autores

  • Giovana Viveiros Fernandes
  • Paulo Francisco Castro Universidade Guarulhos

Palavras-chave:

Depressão Infantil, Psicopatologia, Avaliação Psicológica, CDI

Resumo

O presente estudo objetiva avaliar a incidência de sintomas depressivos em crianças de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, procurando estabelecer um comparativo com as questões sócio-demográficas das crianças envolvidas na pesquisa. A depressão infantil não é mais negada nos dias de hoje, estudos destacam que até 2,5% das crianças e 8,5% dos adolescentes passam por depressão. Participaram da pesquisa 80 crianças com idade média de 8,13 anos, sendo 40 crianças de uma escola pública e as outras 40 de uma escola privada, ambas situadas na Grande São Paulo. O instrumento utilizado foi o Inventário de Depressão Infantil (CDI), que detecta aspectos gerais da sintomatologia depressiva. Os resultados revelaram que 15% das crianças da escola pública e 5% da escola privada possuem sintomas depressivos, dentre elas, 62% são meninos e 38% meninas. Os principais sintomas depressivos observados na escola pública foram os de fadiga, solidão, tristeza, perturbação no sono, pessimismo, sentimento de menos valia, de culpa e preocupação. Na escola privada, os principais sintomas detectados foram sentimentos de menos valia, desobediência / rebeldia, pessimismo, anedonia, culpa, choro, preocupação e solidão. Fatores educacionais, relacionados diretamente a elementos sócio-culturais, interferiram nos resultados da pesquisa e na aplicação literal do CDI, mostrando a necessidade de um aprimoramento do instrumento em seus procedimentos de aplicação, para que a avaliação da sintomatologia depressiva possa se tornar mais precisa. Assim, serão necessários estudos mais amplos, que contribuam para essas questões.

Biografia do Autor

Paulo Francisco Castro, Universidade Guarulhos

Professor Adjunto do Curso de Psicologia da Universidade Guarulhos e Professor Assistente Doutor do Departamento de Psicologia da Universidade de Taubaté.

Downloads

Publicado

2011-08-22

Como Citar

Fernandes, G. V., & Castro, P. F. (2011). AVALIAÇÃO DA INCIDÊNCIA DE SINTOMAS DEPRESSIVOS EM ALUNOS DE 1ª A 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, A PARTIR DO INVENTÁRIO DE DEPRESSÃO INFANTIL (CDI). Revista Saúde - UNG-Ser - ISSN 1982-3282, 5(1), 21–41. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/saude/article/view/236

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL