INSULINA DEGLUDECA EM PACIENTES PORTADORES DE DIABETES MELLITUS TIPO 1

Autores

  • Maysa Suchoj Universidade Guarulhos
  • Aline Paixão Alencar Universidade Guarulhos

DOI:

https://doi.org/10.33947/1982-3282-v12n1-2-2404

Palavras-chave:

, Terapia insulínica, Diabetes mellitus tipo 1, Análogos de insulina, Insulina Degludeca.

Resumo

Introdução: O Diabetes mellitus tipo 1 (DM1) é uma disfunção crônica do metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas, ocasionada pela morte das células ß do pâncreas, culminando na ausência da produção de insulina e consequente hiperglicemia. Para manter a qualidade de vida, este paciente deve administrar análogos de insulina humana, via intradérmica, o que culmina em diversos efeitos colaterais. Dentre as insulinas mais modernas no mercado, a Degludeca (IDeg) é um análogo de ação ultralonga, promissor no tratamento de pacientes acometidos por DM1. Objetivo: Realizar uma revisão integrativa sobre os efeitos da IDeg no paciente portador de DM1. Método: Foram pesquisados os efeitos metabólicos dos principais tipos de insulinas administradas no organismo de portadores do Diabetes Mellitus do tipo I, através de revisão bibliográfica por e-books e artigos científicos dos últimos 5 anos, escolhidos e selecionados em bancos de dados. Resultados: É possível observar grande eficácia dos efeitos da IDeg em pacientes DM1. Pode-se destacar a redução significativa da hipoglicemia noturna e diminuição da dose aplicada, com faixa terapêutica superior a outros análogos, além da diminuição dos níveis de HbA1c. Conclusão: Moderna e promissora, a IDeg promove o controle glicêmico ideal e adequado para eficácia no tratamento de pacientes DM1.

Biografia do Autor

Maysa Suchoj, Universidade Guarulhos

Aluna do curso de Biomedicina, oitavo semetre.

Aline Paixão Alencar, Universidade Guarulhos

Biomédica, Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo, Departamento de Biologia Celular e Tecidual e Especialista em Analises Clínicas.

Downloads

Publicado

2019-02-20

Como Citar

Suchoj, M., & Alencar, A. P. (2019). INSULINA DEGLUDECA EM PACIENTES PORTADORES DE DIABETES MELLITUS TIPO 1. Revista Saúde - UNG-Ser, 12(1/2), 47–53. https://doi.org/10.33947/1982-3282-v12n1-2-2404

Edição

Seção

REVISÃO DE LITERATURA