FATORES PREDISPONENTES AO SURGIMENTO DAS ARBOVIROSES EMERGENTES NO BRASIL: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores

  • Dyego Ronald Ximenes dos Santos
  • Amanda Medeiros Raffaele
  • Cecília Gomes Tamarindo Neta
  • Ellyda Layanny Aguiar da Silva
  • Raul Ramos de Melo Centro universitário Maurício de Nassau
  • Geovany Antônio Alves Da Silva

Resumo

Introdução: As arboviroses Dengue, Chikungunya e Zica, são doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e Aedes Albopictus, caracteriza-se como doença febril aguda, onde a maioria dos pacientes se recupera após evolução clínica relativamente branda, porém, uma parte progride para doença grave, constituindo uma das mais importantes zoonoses endêmicas no nosso país. Objetivo: Identificar na literatura científica, os fatores que predispõe o surgimento das arboviroses emergentes no Brasil. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, a partir da questão norteadora: Quais os fatores predisponentes ao surgimento das arboviroses emergentes no Brasil? Realizada nos periódicos: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), SCIELO, LILACS, The New England journal of medicine, Rev. Pan- Amazônica de saúde, Revista medicina USP, Revista Hygeia, Rev. de Saúde pública, Rev. Brasileira de medicina do trabalho, PLOS journal, Pathogns and global health, Antiviral Research, Emerging Infectious Diseases. A partir dos achados os artigos foram analisados e discutidos. Respeitando os critérios de inclusão: artigos nacionais e internacionais, publicados entre 2011 a 2016 em inglês e português. Com critérios de exclusão: Artigos com acesso restrito, relatos de experiência, resumos e artigos duplicados. Através da busca utilizando os descritores: Infecção por arbovírus, Epidemiologia e Saúde Pública. Associados ao operador booleano “AND” foram encontrados 143 artigos, depois de aplicados os critérios preestabelecidos: 67, sendo selecionado um total de 19 publicações para a presente pesquisa. Para o processamento dos dados, as informações foram implantadas no Microsoft Word®. Pesquisa realizada em setembro de 2016. Resultados: Segundo as publicações avaliadas, dentre os fatores predisponentes ao surgimento das arboviroses emergentes no Brasil, se destacam: Mudança climática em 52,6%, desmatamento 26,4% e ocupação desordenada de áreas urbanas 21% .Observou-se destaque para a presença do clima tropical (52,6%),mudança climática (47,4%),observou que problemas como: falta de saneamento básico e políticas públicas de urbanização (68,5%) e baixo nível socioeconômico (31,5%), além de abastecimento hídrico deficiente (63%) e água parada (37%) contribuem fortemente para a evolução desta doença em nosso país. Conclusões: Dessa maneira, considera-se que diante dos resultados encontrados torna-se evidente que as arboviroses aqui referidas constituem um grande problema de saúde pública no brasil. Assim, faz-se necessário o fortalecimento e a integração da vigilância e educação em saúde, a fim de direcionarmos métodos de controle e prevenção contra essas doenças no País.

Biografia do Autor

Raul Ramos de Melo, Centro universitário Maurício de Nassau

Graduando em enfermagem pelo centro universitário Maurício de Nassau - UNINASSAU, estagiário da secretaria estadual de saúde de Pernambuco (SES-PE) lotado no setor de vigilância epidemiológica hospitalar no hospital da restauração em Recife/PE. extensionista do projeto liga científica de enfermagem UNINASSAU, autor de pesquisas sobre HIV/AIDS e suas coinfecções com ênfase em saúde pública e epidemiologia.

Downloads

Publicado

2017-09-12

Como Citar

dos Santos, D. R. X., Raffaele, A. M., Tamarindo Neta, C. G., da Silva, E. L. A., de Melo, R. R., & Da Silva, G. A. A. (2017). FATORES PREDISPONENTES AO SURGIMENTO DAS ARBOVIROSES EMERGENTES NO BRASIL: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Revista Saúde - UNG-Ser, 10(1 ESP), 41. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/saude/article/view/2616

Edição

Seção

8° Congresso de Saúde- Universidade UNINASSAU- Recife