RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA DE SOCORROS E URGÊNCIAS-PEPEAV

Autores

  • Maria Tayná Silva Feitosa
  • Maira Pitta de Farias
  • Elizabeth de Souza Amorim UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO-UPE

Resumo

Introdução: A monitoria é uma atividade que contribui para a formação integrada do aluno nas atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação, permitindo a troca de experiências entre docentes e discentes que promovendo uma construção mútua. A monitoria de Socorros e Urgências do Programa de Ensino e Pesquisa em Emergências, Acidentes e Violência – PEPEAV destaca-se por realizar a interação dos acadêmicos da área de saúde com o atendimento pré-hospitalar nos primeiros semestres da graduação. Objetivo: O presente estudo objetivou realizar um relato de experiência do desenvolvimento das atividades propostas pela monitoria de Socorros de Urgências. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência de discentes na monitoria. Tal experiência ocorre no município de Recife/PE, no período de Agosto a Dezembro de 2016, correspondendo ao semestre 2016.2. Resultados: A prática da monitoria no âmbito educativo se caracteriza como um processo pelo qual os monitores auxiliam os alunos da graduação na demonstração de como agir em uma situação de emergência geral ou voltada ao seu curso específico. É estimulado o desenvolvimento das habilidades de trabalho em grupo, o que auxilia na prática pedagógica e enriquece a absorção de conhecimentos específicos, cooperação, postura e ética. Além das atividades pedagógicas, o programa mantém um vínculo com o Corpo de Bombeiros de Pernambuco e o SAMU Recife, o que possibilita a participação dos monitores em atividades extracurriculares como a operação Lei Seca. Conclusão: É de suma importância o aprendizado em primeiros socorros nos momentos iniciais da graduação, formando alunos qualificados para agir em situações de emergência e desenvolvendo habilidades até então desconhecidas tanto pelo aluno da graduação, quanto pelo aluno monitor da disciplina. Nestes moldes a monitoria desenvolve profissionais mais qualificados, apoiando a construção de seu caráter crítico-reflexivo.

Biografia do Autor

Elizabeth de Souza Amorim, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO-UPE

Professora da Área de Emergências nos cursos de enfermagem, educação física e medicina.

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Publicado

2017-09-12

Como Citar

Feitosa, M. T. S., de Farias, M. P., & Amorim, E. de S. (2017). RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA DE SOCORROS E URGÊNCIAS-PEPEAV. Revista Saúde - UNG-Ser, 10(1 ESP), 53. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/saude/article/view/2642

Edição

Seção

8° Congresso de Saúde- Universidade UNINASSAU- Recife