EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA SABER TUBERCULOSE: RELATO DE EXPERIÊNCIA EXCLUIDO

Autores

  • Maira Pitta Farias Universidade de Pernambuco UPE
  • Maria Tayná Silva Feitosa
  • Heloísa Simões Silva
  • Mirian Domingos Cardoso

Resumo

Introdução: A tuberculose (TB) é uma doença infectocontagiosa muito antiga, os pulmões são os órgãos mais afetados, porém pode acometer outros órgãos e tecidos. O contágio ocorre através das vias aérea, nesse processo acontece o lançamento de bacilos no ambiente, estes bacilos podem permanecer no meio por um período de até oito horas. As populações indígenas, presidiários e moradores de rua são os mais vulneráveis devido à dificuldade de acesso aos serviços de saúde e às condições específicas de vida, além das pessoas portadoras de HIV e Aids. Objetivo: Relatar experiência das atividades extensionistas de educação em saúde sobre tuberculose nas escolas públicas visando a melhoria dos indicadores epidemiológicos e a redução do estigma da doença. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência realizado no período de março à setembro de 2016, em escolas públicas localizadas dentro da região metropolitana da cidade do Recife-PE, abrangendo inicialmente três públicos alvos: Estudantes de enfermagem de diferentes períodos, estudantes do ensino médio e fundamental e professores das escolas públicas. Resultados: Foram utilizadas estratégias para melhor comunicação e informatização do público alvo sobre a tuberculose, seus sintomas e tratamento. Foi notório durante a realização das atividades o interesse dos participantes em saber mais sobre a doença, duração do tratamento e cura independente da faixa etária do grupo. Foi desenvolvida e aplicada nas ações uma paródia da música ‘Camaro Amarelo’ voltada a educação em tuberculose, caixa educativa com jogos de perguntas e respostas e folhetos com ilustrações e orientações sobre a doença também foram utilizados como material didático. Ao final de cada ação, o resultado esperado foi obtido. Conclusão: O projeto possibilita aos estudantes vivenciar de perto a metodologia da educação popular em saúde fora dos muros da universidade, percebendo a real necessidade da atuação com diferentes públicos correlacionando o conhecimento adquirido em sala de aula, possibilitando um crescimento profissional do grupo e contribuindo para a melhoria dos indicadores de saúde da população geral.

Downloads

Publicado

2017-09-12

Como Citar

Farias, M. P., Feitosa, M. T. S., Silva, H. S., & Cardoso, M. D. (2017). EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA SABER TUBERCULOSE: RELATO DE EXPERIÊNCIA EXCLUIDO. Revista Saúde - UNG-Ser, 10(1 ESP), 60. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/saude/article/view/2650

Edição

Seção

8° Congresso de Saúde- Universidade UNINASSAU- Recife