RELEVÂNCIA DA IMPLEMENTAÇÃO DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO PACIENTE NO GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM.

Autores

  • Andrezza de Kássia A. N. Melo
  • Candice Heimann
  • Liney Franklin S. T. de Almeida
  • Maria Simone Santos da Silva
  • Cláudia Prado
  • Jair José dos Santos

Resumo

Introdução: O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é um repositório de informações sobre o estado e cuidados de saúde de um indivíduo durante toda sua vida, armazenado eletronicamente, podendo incluir informações resultantes da atenção ao paciente, alertas e lembretes, prescrição médica e de enfermagem, protocolos clínicos e solicitações de laboratórios e farmácia, permitindo a integração de dados vitais sobre um determinado paciente e informações precisas para ações rápidas e efetivas, com alto grau de disponibilidade, acessibilidade e confidencialidade, não havendo para tanto barreiras geográficas ou temporais. A enfermagem é parte essencial no desenvolvimento e na operacionalização do PEP, haja vista metade de todos os seus registros serem realizados pela equipe, com avaliações e implementação da qualidade do atendimento. Objetivo: Identificar nas produções científicas as relevâncias da implementação do prontuário eletrônico do paciente no gerenciamento da qualidade da assistência de enfermagem ao cliente. Método: Trata-se de uma revisão narrativa de literatura, com análise sistemática nas bases de dados: BVS, Scielo e Lilacs, publicados no período de 2011 à 2016. Para proceder às buscas utilizaram-se as palavras chaves: Prontuário eletrônico, enfermagem e sistemas de informação em saúde. Após análise pelos autores 13 artigos compuseram a amostra final do estudo devido a sua relevância temática. Resultados: Os estudos analisados nessa revisão apontam que a adoção do PEP nas instituições de saúde, promove uma melhoria na prática assistencial de enfermagem, haja vista que esse instrumento possibilita a continuidade do cuidado, o desenvolvimento do conhecimento clínico e fundamentação de julgamentos, garantindo segurança e uma gestão de qualidade nos serviços de saúde. Conclusão: A partir das reflexões desenvolvidas nesse estudo, verifica-se que a adoção do prontuário eletrônico do paciente, tem proporcionado várias contribuições para uma assistência de enfermagem efetiva ao paciente. Através da aquisição desse instrumento a equipe multidisciplinar pode apresentar um domínio mais amplo e mais consistente sobre as suas atividades, permitindo um atendimento com menor chance de erros em tomadas de decisão ao possibilitar o acesso rápido ao histórico do paciente, facilitar a consulta de dado em atendimentos futuros, reduzir o tempo de atendimento, além de trazer melhoria no controle e planejamento hospitalar, oferecendo qualidade no atendimento.

Biografia do Autor

Candice Heimann

saúde e tecnologia

Downloads

Publicado

2017-09-12

Como Citar

Melo, A. de K. A. N., Heimann, C., de Almeida, L. F. S. T., da Silva, M. S. S., Prado, C., & Santos, J. J. dos. (2017). RELEVÂNCIA DA IMPLEMENTAÇÃO DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO PACIENTE NO GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM. Revista Saúde - UNG-Ser, 10(1 ESP), 66. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/saude/article/view/2657

Edição

Seção

8° Congresso de Saúde- Universidade UNINASSAU- Recife