ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE PRIMEIROS SOCORROS A LEIGOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Palavras-chave:
Primeiros socorros, Ensino, Treinamento de primeiros socorros.Resumo
Objetivo: caracterizar as produções científicas acerca do ensino dos primeiros socorros a leigos, bem como as estratégias utilizadas. Método: trata-se de uma revisão integrativa da literatura, conforme a metodologia PRISMA nas bases de dados do Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Scopus, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) e Web of Science. Foram incluídos artigos disponíveis na íntegra, publicados entre 2012 e abril/2017, nos idiomas português, inglês e/ou espanhol. Resultados: dos 377 estudos encontrados, 07 atenderam aos critérios de inclusão. Desses, 43% foram da SCOPUS, e o ano de 2015 representou, igualmente, 43% das publicações. Conclusão: as estratégias que apresentaram resultados eficazes no ensino de primeiros socorros a leigos foram as que colocaram essa população em uma posição de agente ativo no processo de ensino-aprendizagem.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2018-07-05
Como Citar
Neto, H. V., Santos, J. J. de S. dos, Sarmento, S. D. G., Dantas, R. A. N., & Dantas, D. V. (2018). ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE PRIMEIROS SOCORROS A LEIGOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Saúde - UNG-Ser, 11(3/4), 75–85. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/saude/article/view/2678
Edição
Seção
REVISÃO DE LITERATURA