A IMPORTÂNCIA DA ENFERMAGEM NO DIAGNOSTICO E TRATAMENTO AOS PACIENTES PORTADORES DE TUBERCULOSE NA FASE DE LATÊNCIA E NAS FAZES INTRAPULMONAR E EXTRAPULMONAR.

Autores

  • Daniela Araújo de Queiroz
  • Joelson Reis Teodosio dos SantoS
  • Pamela Maria Santos
  • Raul Ramos de Melo Centro universitário Maurício de Nassau
  • Samantha Bezerra Moura
  • Ana Claudia Uchôa Barbosa

Resumo

Introdução: A Tuberculose é uma doença de notificação compulsória, transmissível, epidêmica, bacteriana, com prevalências menores ou maiores em todo o mundo e é causada pela bactéria Mycobacterim tuberculosis. A Tuberculose passa pelo período de latência onde não se é contagioso, mas não tratada irá evoluir para a forma intrapulmonar que poderá dar origem a forma extrapulmonar, essas duas últimas fases por sua vez é contagiosa e além do contaminar outras pessoas o individuo contaminado se não tratado, poderá evoluir para o óbito. Este estudo apresenta a importância da atuação do enfermeiro para o diagnóstico precoce, tratamento e cuidados prestados aos portadores de Tuberculose. A consequência para o tratamento eficaz trará para os pacientes uma melhor qualidade de vida. Objetivo: Identificar a importância do controle que o enfermeiro tem com pacientes contaminados por Tuberculose em quaisquer fases que o Mycobacterim tuberculosis está atuante. Métodos: A presente investigação consiste em uma revisão integrativa da literatura científica, a partir da questão norteadora, qual a importância do enfermeiro para os portadores de Tuberculose? Os dados foram coletados por dois revisadores. Inicialmente, foi necessário construir um protocolo com os procedimentos e as etapas que deveriam ser seguidos pelos pesquisadores durante a realização da pesquisa, garantindo assim o rigor metodológico do estudo. A busca dos artigos ocorreu nas bases de dados Scielo, BVS e Lilacs. A pesquisa foi realizada no mês de setembro 2016. Foram usados como critérios de inclusão: artigos em português, publicados no Brasil, no período de 2006 à 2016. Utilizaram-se descritores associando com AND “Tuberculose” AND “latência, formas intrapulmonar e extrapulonar” AND “enfermagem “ Resultados: Foram achados 52 artigos, destes foram usados dez por contemplarem o tema proposto. Discussão: Evidenciou-se que apesar do avanço em relação aos tratamentos e diagnostico, ainda não há um olhar minucioso. Conclusão: Os dados analisados nos artigos permitem concluir que há um déficit em informações abordando a atuação do enfermeiro diante da educação em saúde sobre a tuberculose uma vez que quanto mais rápido descoberto, menor o risco para o paciente.

Biografia do Autor

Raul Ramos de Melo, Centro universitário Maurício de Nassau

Graduando em enfermagem pelo centro universitário Maurício de Nassau - UNINASSAU, estagiário da secretaria estadual de saúde de Pernambuco (SES-PE) lotado no setor de vigilância epidemiológica hospitalar no hospital da restauração em Recife/PE. extensionista do projeto liga científica de enfermagem UNINASSAU, autor de pesquisas sobre HIV/AIDS e suas coinfecções com ênfase em saúde pública e epidemiologia.

Downloads

Publicado

2017-09-12

Como Citar

de Queiroz, D. A., Reis Teodosio dos SantoS, J., Maria Santos, P., de Melo, R. R., Bezerra Moura, S., & Uchôa Barbosa, A. C. (2017). A IMPORTÂNCIA DA ENFERMAGEM NO DIAGNOSTICO E TRATAMENTO AOS PACIENTES PORTADORES DE TUBERCULOSE NA FASE DE LATÊNCIA E NAS FAZES INTRAPULMONAR E EXTRAPULMONAR. Revista Saúde - UNG-Ser, 10(1 ESP), 92. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/saude/article/view/2696

Edição

Seção

8° Congresso de Saúde- Universidade UNINASSAU- Recife