ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA REFERENTE À PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO

Autores

  • Ericles Antônio de Caldas Cordeiro
  • Hiugo Santos do Vale Universidade Federal do Piauí-UFPI
  • Maurilo de Sousa Franco
  • Monielle Rayla de Sousa Silva
  • Ana Paula de Brito
  • Luisa Helena de Oliveira Lima

Resumo

Introdução: Na promoção do pleno desenvolvimento humano, o aleitamento materno é a estratégia natural de vínculo, proteção e nutrição para a criança e constitui a mais sensível, econômica e eficaz intervenção para redução da morbimortalidade infantil1. A estratégia de saúde da família (ESF) deve assumir atividades preventivas como suas ações prioritárias. Objetivo: Esse estudo tem como objetivo analisar as produções cientificas nacionais acerca da atuação dos profissionais da estratégia de saúde da família quanto a promoção do aleitamento materno exclusivo Método: Refere-se a uma revisão integrativa de natureza qualitativa. Constituída de dados coletados a partir de fontes secundárias, através de levantamentos bibliográficos dos últimos cincos anos, disponíveis na base de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e no Scientific Electronic Library Online (SciELO). Resultados: Utilizou-se 12 doze artigos onde dois deles foram publicados no ano 2011, três em 2012, dois em 2013, dois em 2014 e três em 2015. Que após a leitura identificou-se que os resultados predominantes foram: os profissionais de saúde têm o conhecimento teórico das vantagens do aleitamento materno. A opção por iniciar a amamentação é bastante comum para a maioria das mães. Contudo, nem sempre essa sensibilização inicial é suficiente. A técnica da amamentação necessita de suporte adequado e contínuo para algumas mães. Se esse suporte não é disponível nas unidades básicas de saúde, inicia-se um processo de sofrimento materno fundamentado no ingurgitamento, nas fissuras e na percepção de fome através do comportamento do recém-nascido. Já no que se refere às atividades práticas de promoção ao aleitamento materno destacam-se as orientações desde a fase inicial dopré-natal, a observação das mamadas durante os encontros e a realização precoce de visitas puerperais são atividades mais realizadas pelos ACS do que por outros profissionais. Entre os de nível superior, o enfermeiro realiza mais ações de promoção do que o médico, com diferenças estatisticamente significantes para as ações de observação da mamada, participação em grupos de gestantes e de nutrizes. Conclusão: A estratégia de Saúde da Família pode ser uma ferramenta Eficaz para promoção e apoio ao aleitamento materno exclusivo, na medida em que oferece às famílias a atenção à saúde integral em suas próprias comunidades. Porem para que esses profissionais possam atuar efetivamente é necessário capacita-los quanto ao tema, pois identificou-se uma lacuna no que se diz respeito ao conhecimento a cerca deste tema.

Biografia do Autor

Hiugo Santos do Vale, Universidade Federal do Piauí-UFPI

Acadêmico do curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí-UFPI. Integrante de Projeto de extensão: amamentação em foco, vinculado ao Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva-GPESC, com ênfase em saúde da criança.

Downloads

Publicado

2017-09-12

Como Citar

de Caldas Cordeiro, E. A., do Vale, H. S., de Sousa Franco, M., de Sousa Silva, M. R., Paula de Brito, A., & de Oliveira Lima, L. H. (2017). ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA REFERENTE À PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO. Revista Saúde - UNG-Ser, 10(1 ESP), 108. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/saude/article/view/2717

Edição

Seção

8° Congresso de Saúde- Universidade UNINASSAU- Recife