BARREIRAS DE COMUNICAÇÃO NAS RELAÇÕES ENFERMEIRO-PACIENTE: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Ana Borba
  • Bárbara Mancio Santos
  • Ana Claudia Giesbrecht Puggina Univerdade Guarulhos

Resumo

Objetivo: identificar na literatura nacional e internacional, publicações que apresentem barreiras de comunicação na relação enfermeiro-paciente. Método: Trata-se de revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados MEDLINE e LILACS, sem delimitação prévia de tempo, realizada em outubro de 2014. Resultados: Foram incluídos na pesquisa 10 artigos. As barreiras de comunicação descritas nas publicações foram classificadas em quatro categorias: linguagem técnica, idioma, cultura e falta de empatia. Conclusão: As barreiras de comunicação identificadas podem afetar diretamente a assistência de enfermagem e devem ser minimizadas para uma melhor assistência ao paciente.

Biografia do Autor

Ana Claudia Giesbrecht Puggina, Univerdade Guarulhos

Editora da Revista Saúde. Docente do Mestrado em Enfermagem da Universidade Guarulhos. Doutora pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE-USP)

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2017-12-19

Como Citar

Borba, A., Mancio Santos, B., & Puggina, A. C. G. (2017). BARREIRAS DE COMUNICAÇÃO NAS RELAÇÕES ENFERMEIRO-PACIENTE: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Saúde - UNG-Ser, 11(1/2), 48–61. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/saude/article/view/2848

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL