BARREIRAS DE COMUNICAÇÃO NAS RELAÇÕES ENFERMEIRO-PACIENTE: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores/as

  • Ana Borba
  • Bárbara Mancio Santos
  • Ana Claudia Giesbrecht Puggina Univerdade Guarulhos

Resumen

Objetivo: identificar na literatura nacional e internacional, publicações que apresentem barreiras de comunicação na relação enfermeiro-paciente. Método: Trata-se de revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados MEDLINE e LILACS, sem delimitação prévia de tempo, realizada em outubro de 2014. Resultados: Foram incluídos na pesquisa 10 artigos. As barreiras de comunicação descritas nas publicações foram classificadas em quatro categorias: linguagem técnica, idioma, cultura e falta de empatia. Conclusão: As barreiras de comunicação identificadas podem afetar diretamente a assistência de enfermagem e devem ser minimizadas para uma melhor assistência ao paciente.

Biografía del autor/a

Ana Claudia Giesbrecht Puggina, Univerdade Guarulhos

Editora da Revista Saúde. Docente do Mestrado em Enfermagem da Universidade Guarulhos. Doutora pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE-USP)

Publicado

2017-12-19

Cómo citar

Borba, A., Mancio Santos, B., & Puggina, A. C. G. (2017). BARREIRAS DE COMUNICAÇÃO NAS RELAÇÕES ENFERMEIRO-PACIENTE: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Saúde - UNG-Ser, 11(1/2), 48–61. Recuperado a partir de https://revistas.ung.br/index.php/saude/article/view/2848

Número

Sección

ARTIGO ORIGINAL