ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM COM PACIENTES QUEIMADOS: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO

Autores

  • Leonardo Magela Lopes Matoso Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa)

DOI:

https://doi.org/10.33947/1982-3282-v12n1-2-3349

Palavras-chave:

Queimaduras, Unidade de Queimados, Assistência de Enfermagem.

Resumo

Introdução: queimaduras são as mais devastadoras lesões do sistema tegumentar causando séries problemas de saúde que carecem de medidas assistenciais. Objetivo: descrever panorama da produção cientifica brasileira acerca da assistência de enfermagem em queimaduras. Método: estudo quantitativo, descritivo e bibliométrico, cuja unidade de análise foram artigos. Do total de 178 artigos extraídos para análise selecionou-se 17. Resultados: 72% foram desenvolvidos na região sudeste, sul e nordeste. 80% foram conduzidos por enfermeiros em uma abordagem qualitativa. 47% realizavam assistência de enfermagem com ênfase na monitorização (sinais vitais) e controle (drenos, cateteres, balanço hídrico, homeostase debito cardíaco e urinário). Administravam medicamentos conforme prescrição médica, realizavam curativos e higienização do paciente. 26% atuavam na educação em saúde. 26% com orientações e suporte as famílias com pacientes queimados. Conclusão: a assistência de enfermagem é pautada no processo de enfermagem, com ênfase na escuta qualificada, exame físico, monitorização, dentre outros saberes assistenciais e humanizadores.

Biografia do Autor

Leonardo Magela Lopes Matoso, Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa)

Mestre em Cognição, Tecnologia e Instituição da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). Especialista em Saúde e Segurança do Trabalho. Graduado em Enfermagem e Técnico em Radiologia. Graduando em Jornalismo pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Downloads

Publicado

2019-02-20

Como Citar

Matoso, L. M. L. (2019). ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM COM PACIENTES QUEIMADOS: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO. Revista Saúde - UNG-Ser, 12(1/2), 62–67. https://doi.org/10.33947/1982-3282-v12n1-2-3349

Edição

Seção

REVISÃO DE LITERATURA