PROJETO INTEGRADOR COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS PARA A ATUAÇÃO PROFISSIONAL: UM ESTUDO SOBRE ENSINO-APRENDIZAGEM DO BADMINTON

Autores

  • Andrew Cassiano Barbosa Lopes Guedes
  • Bruna de Moraes Theodoro
  • Josefer Douglas Rocha Maximiano
  • Fernanda Regina Pires UnG
  • Bruno Allan Teixeira da Silva

Palavras-chave:

Pedagogia do Esporte, Jogos, Esporte com Raquete

Resumo

Introdução: os esportes com raquete como o tênis de campo, squash, badminton podem ser possibilidades para a atuação do profissional de Educação Física (EF). Em relação ao processo de ensino-aprendizagem desses esportes muito tem se discutido sobre estratégias para proporcionar experiências significativas e prazerosas, seja no ambiento do esporte de rendimento, de lazer ou educacional. Objetivo: o objetivo do presente estudo é desenvolver competências profissionais em relação ao ensino de esportes com raquete. Método: pesquisa qualitativa de característica descritiva, contou com 18 estudantes de EF que participaram de 15 encontros com duração de duas horas cada dentro do curso de bacharelado em EF. A primeira etapa contou com a contextualização dos esportes com raquete, em que os alunos mapearam as possibilidades de intervenções e características dos principais esportes praticados no Brasil. A segunda etapa foi a construção de estratégias para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, valorizando o prazer e a afetividade dentro da proposta. A terceira etapa foi a construção dos jogos como estratégia de ensino. A quinta etapa foi composta pela aplicação das intervenções, os estudantes ensinaram badminton a partir dos jogos de rebater, construindo, desconstruindo e recriando possibilidades com os alunos que estavam presentes no dia. A avaliação do desenvolvimento de competências em relação ao ensino-aprendizagem dessas práticas se deu por meio de portfólio, que foi entregue e discutido nos últimos dois encontros. Resultado: foi relatado pelos participantes que a estratégia pedagógica utilizada proporcionou um vínculo e significado maiores do que com estratégias expositivas. Dessa forma, consideramos que o conteúdo trabalhado de forma significativa, contextualizado e problematizado dentro da formação profissional, pode proporcionar subsídios para uma melhor intervenção e desenvolvimento de competências em relação a estes conteúdos e na área da EF.

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Publicado

2018-08-21

Como Citar

Guedes, A. C. B. L., Theodoro, B. de M., Maximiano, J. D. R., Pires, F. R., & Silva, B. A. T. da. (2018). PROJETO INTEGRADOR COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS PARA A ATUAÇÃO PROFISSIONAL: UM ESTUDO SOBRE ENSINO-APRENDIZAGEM DO BADMINTON. Revista Saúde - UNG-Ser, 11(2 ESP), 45. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/saude/article/view/3391

Edição

Seção

I Congresso Multiprofissional de Saúde