RELAÇÃO ENTRE A VIA DE PARTO E NÚMERO DE PARIDADE COM A INCONTINÊNCIA URINÁRIA

Autores

  • Caroline Teixeira Graf Nunes UNIVERSIDADE GUARULHOS
  • Francisca Jaqueline R.F. Bonadias
  • Juliana Marques da Silva
  • Larissa Amabile Souza Prado
  • Patricia de Oliveira Santos

Palavras-chave:

Incontinência Urinária, Diafragma, Gestação.

Resumo

Introdução: a incontinência urinaria (IU) é uma disfunção no trato urinário que se classifica como toda perda involuntária de urina; classificada em IU de esforço, IU de urgência, e IU mista que envolve as duas descritas anteriormente. Esta pode afetar 50% das mulheres em alguma fase de suas vidas. Estudos têm nos mostrado que a gestação e a via de parto aumentam a frequência de IU e distúrbios do Assoalho pélvico. A IU pode estar ligada com as alterações fisiológicas do período gestacional, da bexiga, útero, diminuição da força da musculatura do assoalho pélvico e os níveis elevados de progesterona. Objetivo: verificar o número de parto, a via de parto e a incontinência urinária em mulheres. Método: trata-se de um projeto de pesquisa que utilizará dados da dissertação de mestrado “Avaliação Do Conhecimento E Efeito De Ação Educativa Sobre A Incontinência Urinária Em Idosas De Diferentes Contextos Sociais do Município De Guarulhos”, intitulada ao número de protocolo 1.687.283, realizada com 324 mulheres. Serão utilizados dados do questionário “Inquérito De Investigação Sobre Dados Sócios Demográficos, Saúde E Queixas Urinárias” compostas por três tópicos onde utilizaremos o terceiro para obter as informações sobre via de parto, número de partos e queixa de sintomas urinários para assim buscar estabelecer relação entre as variáveis. Resultados esperados: diante do que já é exposto na literatura esperamos encontrar uma relação significante entre multiparidade e parto via vaginal com a Incontinência Urinária o que nos dará a possibilidade de destacar a importância da fisioterapia nesta população.

Biografia do Autor

Caroline Teixeira Graf Nunes, UNIVERSIDADE GUARULHOS

FISIOTERAPEUTA FORMADA PELA UNIVERSIDADE GUARULHOS, ESPECIALISTA EM FISIOTERAPIA EM UROGINECOLOGIA E MESTRANDA EM SAÚDE PÚBLICA NA UNIVERSIDADE SÃO PAULO (USP) DOCENTE DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE GUARULHOS E SUPERVISORA DE ESTÁGIO.

Downloads

Publicado

2018-08-21

Como Citar

Graf Nunes, C. T., Bonadias, F. J. R., Silva, J. M. da, Prado, L. A. S., & Santos, P. de O. (2018). RELAÇÃO ENTRE A VIA DE PARTO E NÚMERO DE PARIDADE COM A INCONTINÊNCIA URINÁRIA. Revista Saúde - UNG-Ser, 11(2 ESP), 75. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/saude/article/view/3421

Edição

Seção

I Congresso Multiprofissional de Saúde