ATIVIDADES DE AVENTURA NA FORMAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA: INDICADORES ALÉM DA PRÁXIS

Autores

  • Bruno Allan Teixeira da Silva
  • Fernanda Regina Pires UnG

Palavras-chave:

Atividades de Aventura, Capacitação Profissional, Educação Física e Treinamento.

Resumo

Introdução: as atividades de aventura dentro da formação profissional compõem conteúdos novos dentro da atuação, sendo com o foco na licenciatura ou no bacharelado. Tais atividades podem ser experimentadas pela primeira vez na formação inicial em Educação Física (EF), sendo momentos que os estudantes descobrem novas possibilidades para o mercado de trabalho. Objetivo: o objetivo dessa pesquisa é realizar uma análise sobre o desenvolvimento das atividades de aventura na licenciatura em EF em uma faculdade na região de Suzano – SP. Método: trata-se do relato do desenvolvimento dessas atividades dentro da realidade estipulada. Participaram das intervenções, durante 20 encontros, 22 estudantes de EF matriculados na licenciatura. Os conteúdos abordados foram a Escalada Boulder, Slackline, Parkour, Skate, Enduro a Pé, Surfe, Stand Up Paddle e Trekking. Cada conteúdo foi adequado a realidade da região, tendo como foco explorar possibilidades para que o futuro professor possa ensiná-lo em suas aulas de EF escolar. As intervenções tiveram os seguintes caminhos: 1º Contextualização da atividade, construção de relação com a EF escolar e conhecimento teórico sobre a modalidade; 2º Experimentação, nessa etapa os alunos vivenciavam as atividades em que aprendiam técnicas necessárias para cada prática em relação a sua adaptação na escola; 3º Foi de criação de possibilidades de intervenção, os alunos ensinavam os colegas algumas atividades de aventura, em que buscavam desenvolver estratégias para aplicar essas práticas na escola de forma segura e significativa; 4º foram os momentos finais de cada bloco de intervenções em que realizávamos discussões críticas e didáticas sobre os conteúdos trabalhados. Considerações Finais: consideramos o trabalho com atividade de aventura na licenciatura como importante, uma vez que os conteúdos hoje compõem o currículo nacional de EF, e necessitam ser discutidos na formação inicial.

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Publicado

2018-08-21

Como Citar

Silva, B. A. T. da, & Pires, F. R. (2018). ATIVIDADES DE AVENTURA NA FORMAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA: INDICADORES ALÉM DA PRÁXIS. Revista Saúde - UNG-Ser - ISSN 1982-3282, 11(2 ESP), 81. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/saude/article/view/3427

Edição

Seção

I Congresso Multiprofissional de Saúde