ANÁLISE LEXICAL SOBRE MINORIAS SEXUAIS E DE GÊNERO: PERSPECTIVAS DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM SAÚDE

Autores

  • Sulamyta Queren Liberato Sales Universidade Universus Veritas Guarulhos (UNIVERITAS-UNG Guarulhos)
  • Jane Grace Andrade de Faria Universidade Universus Veritas Guarulhos (UNIVERITAS-UNG Guarulhos)
  • Alfredo Almeida Pina-Oliveira Universidade Universus Veritas Guarulhos (UNIVERITAS-UNG Guarulhos)

DOI:

https://doi.org/10.33947/1982-3282-v13n3-4-4168

Palavras-chave:

Minorias Sexuais e de Gênero, Educação Superior, Estudantes de Ciências da Saúde, Pesquisa Qualitativa

Resumo

Introdução: A formação inicial de futuros profissionais de saúde constitui uma oportunidade relevante para a incorporação de temáticas relacionadas à defesa de direitos humanos e do cuidado de minorias sexuais e de gênero. Objetivo: identificar termos relacionados às minorias sexuais na perspectiva de estudantes de graduação em saúde. Método: tratou-se de uma pesquisa qualitativa baseada no estudo de dois casos representados por duas Instituições de Ensino Superior paulistas. Adotou-se a análise lexical das respostas de 262 estudantes de graduação em Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e Odontologia e com apoio do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires. Resultados: os estudantes de graduação em Enfermagem enfatizam o cuidado respeitoso, o tratamento igualitário, a maior abordagem das temáticas LGBT+ durante os respectivos cursos, o enfrentamento de práticas discriminatórias e a construção de uma futura identidade profissional mais aberta à diversidade humana. Conclusão: evidencia-se a necessidade de desenvolver competências sensíveis às especificidades das minorias sexuais e de gênero com ênfase no cuidado respeitoso, equitativo e integral desde a formação inicial dos futuros profissionais de saúde.

Biografia do Autor

Sulamyta Queren Liberato Sales, Universidade Universus Veritas Guarulhos (UNIVERITAS-UNG Guarulhos)

Bolsista de Iniciação Científica. Aluna do curso de graduação em Enfermagem da Universidade UNIVERITAS-UNG Guarulhos.

Jane Grace Andrade de Faria, Universidade Universus Veritas Guarulhos (UNIVERITAS-UNG Guarulhos)

Enfermeira. Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade UNIVERITAS-UNG Guarulhos e Professora do curso técnico em Enfermagem do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

Alfredo Almeida Pina-Oliveira, Universidade Universus Veritas Guarulhos (UNIVERITAS-UNG Guarulhos)

Enfermeiro. Doutor em Ciências. Professor Doutor e Vice-Coordenador do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade UNIVERITAS-UNG Guarulhos.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

Sales, S. Q. L., Faria, J. G. A. de, & Pina-Oliveira, A. A. (2019). ANÁLISE LEXICAL SOBRE MINORIAS SEXUAIS E DE GÊNERO: PERSPECTIVAS DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM SAÚDE. Revista Saúde - UNG-Ser, 13(3/4), 41–50. https://doi.org/10.33947/1982-3282-v13n3-4-4168

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL