HÁBITOS DE LEITURA DE ESTUDANTES INGRESSANTES E CONCLUINTES DE UMA FACULDADE PRIVADA NO NORTE DO BRASIL

Autores

  • Maria Romana Friedlander Instituto Educacional Santa Catarina. Faculdade Guaraí (FAG)
  • Ricardo Alexandre Duarte de Souza
  • Simone Adriana Oelke
  • Gerson Raiter

DOI:

https://doi.org/10.33947/1982-3282-v14n3-4-4418

Palavras-chave:

Hábitos de leitura, Formação de recursos humanos, Instituição de Ensino Superior, Região Norte do Brasil.

Resumo

Considerando-se a importância da universidade para a aquisição de hábitos de leitura como ferramenta para a inclusão do indivíduo na sociedade, o presente estudo tem como objetivo comparar os hábitos de leitura de estudantes de nível superior ingressantes e concluintes de uma faculdade privada situada na região do Norte do Brasil. Trata-se de uma pesquisa comparativa e descritiva com abordagem quantitativa realizada em uma faculdade privada situada na Região Norte do Brasil. A amostra populacional foi constituída por 153 estudantes ingressantes e 159 concluintes que representaram toda a população iniciante e finalista da instituição em estudo. As informações foram obtidas pela aplicação de um questionário e analisadas por parâmetros descritivos. Os principais resultados são: um aumento significativo dos estudantes concluintes que dizem “gostar de ler”, um aumento da porcentagem desses alunos que preferem “revistas ou artigos científicos”, uma acentuada diminuição no grupo dos concluintes que não leu nenhum livro no último ano e um importante decréscimo de finalistas que raramente leem. Os autores acreditam que os presentes resultados possam servir de parâmetro para novas investigações e que possa ter havido, além da maturidade e aumento da idade, alguma influência positiva do ensino acadêmico, mas pesquisas específicas devem ser realizadas.

Biografia do Autor

Maria Romana Friedlander, Instituto Educacional Santa Catarina. Faculdade Guaraí (FAG)

Enfermeira. Doutorado. Coordenadora de Pesquisa da FAG

Ricardo Alexandre Duarte de Souza

Docente do Curso de Administração e Coordenador de Tecnologia da Informação

Simone Adriana Oelke

Docente do Curso de Educação Física e Coordenadora Acadêmica

Gerson Raiter

Docente do Curso de Educação Física e Diretor de Instituição Instituto Educacional Santa Catarina

Downloads

Publicado

2020-11-25

Como Citar

Friedlander, M. R., Souza, R. A. D. de, Oelke, S. A., & Raiter, G. (2020). HÁBITOS DE LEITURA DE ESTUDANTES INGRESSANTES E CONCLUINTES DE UMA FACULDADE PRIVADA NO NORTE DO BRASIL. Revista Saúde - UNG-Ser, 14(3/4), 15–24. https://doi.org/10.33947/1982-3282-v14n3-4-4418

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL