DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA CÁRIE OCULTA: RELATO DE CASO CLÍNICO

Autores

  • Christopher Corbellini UniPlac
  • Adriana Silva Carvalho Faculdade de Pindamonhangaba
  • Ynara Bosco de Oliveira Lima-Arsati Faculdade de Odontologia e Centro de Pós-Graduação São Leopoldo Mandic

Palavras-chave:

Cárie dentária. Fluoreto. Radiografia interproximal.

Resumo

A cárie oculta é uma lesão cariosa detectada em radiografias interproximais na dentina, em que, clinicamente, o esmalte oclusal se apresenta sadio ou minimamente desmineralizado. O objetivo deste trabalho foi apresentar e discutir as características da cárie oculta, a partir do relato de um caso clínico. No dente n°. 46 havia uma lesão de cárie restrita ao sulco mésio-distal. O exame radiográfico interproximal mostrou evidência de diminuição da radiopacidade da dentina. Também foi utilizado o Diagnodent (Kavo) como método auxiliar de diagnóstico. O dente foi restaurado com resina composta. A ingestão freqüente de sacarose e a alta exposição aos fluoretos são fatores etiológicos, quando associados, de cárie oculta. Para o melhor diagnóstico da atividade de cárie de qualquer lesão, cavitada ou não, a associação de métodos é o mais indicado. As lesões de cárie já estabelecidas devem ser indicadas para o tratamento restaurador. A cárie oculta tem a mesma indicação. O tamanho reduzido da cavidade tem relação direta com a precocidade no diagnóstico. Devido à possibilidade de um diagnóstico clínico falso negativo para cárie em dentes com a superfície oclusal hígida, está indicado o exame radiográfico interproximal como rotina para todos os pacientes.

Biografia do Autor

Christopher Corbellini, UniPlac

Mestre em Dentística pela Faculdade de Odontologia e Centro de Pós-Graduação São Leopoldo Mandic, Campinas-SP; Professor de Dentística da Uniplac, Lages, SC.

Adriana Silva Carvalho, Faculdade de Pindamonhangaba

Professora de Materiais Dentários da Faculdade de Pindamonhangaba, Pindamonhangaba, SP.

Ynara Bosco de Oliveira Lima-Arsati, Faculdade de Odontologia e Centro de Pós-Graduação São Leopoldo Mandic

Professora de Bioquímica e Cariologia da Faculdade de Odontologia e Centro de Pós-Graduação São Leopoldo Mandic, Campinas, SP.

Downloads

Publicado

2009-06-17

Como Citar

Corbellini, C., Carvalho, A. S., & Lima-Arsati, Y. B. de O. (2009). DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA CÁRIE OCULTA: RELATO DE CASO CLÍNICO. Revista Saúde - UNG-Ser, 3(3), 30–35. Recuperado de https://revistas.ung.br/saude/article/view/240

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA/CASO CLÍNICO