BARCELLOS, CHRISTOVAM. A GEOGRAFIA E O CONTEXTO DOS PROBLEMAS DE SAÚDE.

Autores

  • Márcio Roberto Toledo Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

Geografia, Saúde.

Resumo

O livro “A geografia e o contexto dos problemas de saúde”, organizado pelo pesquisador titular da Fiocruz Christovam Barcellos, é resultado dos debates do 2º Simpósio Nacional de Geografia da Saúde e do 1º Encontro Luso-Brasileiro de Geografia da Saúde realizado na cidade do Rio de Janeiro em 2005, com a participação de pesquisadores e professores de diversos países como Brasil, Cuba, Argentina e Portugal. Editado pela Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco) em parceria com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), o livro traz importantes discussões acerca do contexto histórico da Geografia da Saúde entre os séculos XVIII e XX. Nele são analisadas as principais linhas de pesquisa contemporâneas em Geografia da Saúde, são apontadas as fontes de informação fundamentais para as investigações em Geografia da Saúde, é assinalada uma carência nos indicadores de pobreza no Brasil, com uma proposta de análise geográfica das desigualdades no acesso a saúde. São indicadas ainda estratégias pedagógicas para o ensino de profissionais ligados a vigilância em saúde, além de serem apresentados um estudo sobre a difusão espacial de doenças transmissíveis e uma pesquisa sobre as causas de mortalidade em alguns municípios costeiros do Nordeste e do Sudeste brasileiros. O livro traz ainda um debate sobre as necessidades e o acesso aos cuidados de saúde na grande Lisboa, em Portugal, sobre a precisão de melhorias da rede de urgências naquele país e sobre os cenários de infertilidade em um município do noroeste português. Tratando de forma aprofundada e crítica os processos sociais e ambientais, como a evolução de algumas doenças e a transformação dos contextos em que elas estão inseridas, este livro contou com a contribuição de mais de vinte profissionais ligados à saúde pública e à geografia. Os principais temas tratados estão relacionados com a atenção a saúde, com a saúde urbana, com a saúde pública e com a regionalização dos problemas de saúde, caracterizando-se como uma fonte de interesse para gestores de saúde pública, uma vez que auxilia na compreensão do contexto em que se apresentam as doenças e possibilita o planejamento adequado de ações de controle, promoção de saúde e alocação de recursos.

Biografia do Autor

Márcio Roberto Toledo, Universidade Estadual Paulista

Geógrafo. Especialista em Geografia Humana pela unesp Rio Claro. Mestre em Geografia pela Unicamp, Doutor em geografia pela Unesp rio Claro, Professor da UNICID.

Downloads

Como Citar

Toledo, M. R. (2009). BARCELLOS, CHRISTOVAM. A GEOGRAFIA E O CONTEXTO DOS PROBLEMAS DE SAÚDE. Revista Saúde - UNG-Ser, 3(3), 36. Recuperado de https://revistas.ung.br/saude/article/view/448

Edição

Seção

RESENHAS DE LIVROS