O RACISMO CAMUFLADO PELO BULLYING

Raquel Carapello

Resumo


Este artigo busca evidenciar a diferença entre racismo e bullying e a dificuldade dos professores em lidar com as questões raciais presentes nas relações escolares e até mesmo em reconhecê-las no cotidiano de sala de aula. Procura problematizar a origem do mito da democracia racial que minimiza e dificulta o reconhecimento e consequentemente, o combate ao racismo em nosso país, bem como os impactos desse discurso na construção da identidade étnico-racial dos negros no Brasil. A escola é um espaço privilegiado onde são estabelecidos vínculos e relações importantes na construção das identidades dos sujeitos e onde se constituem valores necessários à formação integral do ser humano considerando todas as suas dimensões. Respeitar a diversidade, a pluralidade cultural, conviver, cooperar, ser solidário, exercitar a empatia também são aprendizagens que devem ocorrer na escola e para tanto é necessário oportunizar espaços e situações que potencializem essa construção, com mediação e intencionalidade.

Palavras-chave


Racismo, Bullying, democracia racial e identidade étnico-racial.

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DOI: http://dx.doi.org/10.33947/1980-6469-v15n1-4018

1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet