A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE ADOLESCENTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA ESCOLA - uma revisão sistemática -

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n3-4320

Palavras-chave:

Altas Habilidades/Superdotação. Vulnerabilidade socioemocional. Adolescente. Comportamento do adolescente. Saúde do adolescente.

Resumo

Adolescentes com altas habilidades/superdotação na escola são invisíveis aos olhos da escola e dos professores, uma vez que foram identificados 0,05% de alunos no censo escolar de 2018. Neste contexto o trabalho foi desenvolvido com objetivo de identificar como o professor e a escola percebem as altas habilidades/superdotação de adolescentes com alta vulnerabilidade socioemocional na escola para compreender este processo de invisibilidade. O método selecionado foi a revisão sistemática qualitativa utilizando os descritores: child, gifed e academic success nas bases de dados do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); Medicinal Literature Analysis and Retrieval System Online (MedLine/PubMed); Biblioteca Virtual em Saúde (BVS/Lilacs); Scientific Electronic Library Online (SciElo). O critério de inclusão no trabalho compreendeu artigos, teses e livros; estudos qualitativos; adolescentes; percepção de professores e coordenadores; e trabalhos que envolvem o processo de escolarização. E, como critérios de exclusão consideraram-se os documentos que não tinham relação única e direta com alunos com altas habilidades/superdotação; trabalhos de conclusão de curso de graduação, cursos de especialização e lato sensu. Utilizaram-se os idiomas português, espanhol e inglês. Ao final foram selecionados seis trabalhos que atenderam às especificações da pesquisa. Os resultados e discussão envolveram as falas dos professores classificadas em seis categorias: mitos e preconceitos, identificação/avaliação, invisibilidade, formação de professores e vulnerabilidade socioemocional. A análise envolveu a legislação, teorias sobre a inteligência e processos de identificação. A dimensão da saúde foi discutida como um elemento fundamental para evitar transtornos decorrentes da vulnerabilidade socioemocional. A análise permitiu compreender que não existe uma causa única da invisibilidade, mas vários fatores produzem este fenômeno no sistema escolar.

Biografia do Autor

Rafael Annunciato Neto, Universidade Federal de São Paulo

Prof. Dr. em Educação e Saúde pela UNIFESP. Mestre em Educação e Adm. Especialista em EAD, Recursos Humanos, Planejamento Empresarial. Psicopedagogo. Graduado em Pedagogia.

Denise Chrysostomo Suzuki, Universidade Federal de São Paulo

Mestre em Saúde Coletiva - UNIFESP/EPM. Especialização em Equipe Multiprofissional do Centro de Atenção e Apoio ao Adolescente, Departamento de Pediatria, Especialização em Educação com área de concentração em Filosofia e Ensino de Filosofia; Bacharelado em Musicoterapia (FPA)

Maria Sylvia de Souza Vitalle, Universidade Federal de São Paulo

Prof. Adjunto Dr e Chefe do Setor de Medicina do Adolescente UNIFESP/EPM; Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Educação e Saúde na Infância e Adolescência, UNIFESP/Departamento de Educação. Autora Correspondente: Endereço: Rua Botucatu, 715, Vila Clementino, CEP 04023-062, São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

2020-11-08

Edição

Seção

Artigos de Revisão