AVALIAÇÃO DA INCIDÊNCIA DE SINTOMAS DEPRESSIVOS EM ALUNOS DE 1ª A 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, A PARTIR DO INVENTÁRIO DE DEPRESSÃO INFANTIL (CDI)

Giovana Viveiros Fernandes, Paulo Francisco Castro

Resumo


O presente estudo objetiva avaliar a incidência de sintomas depressivos em crianças de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, procurando estabelecer um comparativo com as questões sócio-demográficas das crianças envolvidas na pesquisa. A depressão infantil não é mais negada nos dias de hoje, estudos destacam que até 2,5% das crianças e 8,5% dos adolescentes passam por depressão. Participaram da pesquisa 80 crianças com idade média de 8,13 anos, sendo 40 crianças de uma escola pública e as outras 40 de uma escola privada, ambas situadas na Grande São Paulo. O instrumento utilizado foi o Inventário de Depressão Infantil (CDI), que detecta aspectos gerais da sintomatologia depressiva. Os resultados revelaram que 15% das crianças da escola pública e 5% da escola privada possuem sintomas depressivos, dentre elas, 62% são meninos e 38% meninas. Os principais sintomas depressivos observados na escola pública foram os de fadiga, solidão, tristeza, perturbação no sono, pessimismo, sentimento de menos valia, de culpa e preocupação. Na escola privada, os principais sintomas detectados foram sentimentos de menos valia, desobediência / rebeldia, pessimismo, anedonia, culpa, choro, preocupação e solidão. Fatores educacionais, relacionados diretamente a elementos sócio-culturais, interferiram nos resultados da pesquisa e na aplicação literal do CDI, mostrando a necessidade de um aprimoramento do instrumento em seus procedimentos de aplicação, para que a avaliação da sintomatologia depressiva possa se tornar mais precisa. Assim, serão necessários estudos mais amplos, que contribuam para essas questões.

Palavras-chave


Depressão Infantil, Psicopatologia, Avaliação Psicológica, CDI

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