O ENSINO DE ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL: A VISÃO DOS DISCENTES

Francisca Liliane Torres da Silva, Grazielle Roberta Freitas da Silva, Kátia Nêyla de Freitas Macêdo-Costa, Giselly Oseni Laurentino Barbosa

Resumo


Este estudo tem como objetivo caracterizar o ensino de enfermagem em saúde mental sob a ótica dos discentes. O estudo qualitativo foi realizado em fevereiro/2008, em uma cidade do Ceará, com 15 discentes de enfermagem do último período de uma universidade pública. Utilizou-se instrumento preenchido pelo próprio discente, na presença do pesquisador. As respostas foram apresentadas e discutidas segundo literatura pertinente. Percebe-se que os conceitos produzidos histórica e socialmente sobre a saúde mental/psiquiátrica continuam a existir mesmo depois da reforma psiquiátrica e de tantas outras ações contra segregação. A identidade do enfermeiro, advinda do modelo biomédico, leva o discente a concluir sua graduação com uma visão bastante reduzida das competências do enfermeiro no âmbito da saúde mental. Verificou-se também que a enfermagem enquanto profissão encontra-se em transição, os discentes reforçaram a importância de trabalhar o tema saúde mental. Os discentes ainda atuam baseado no modelo curativo, porém percebeu-se que o olhar para a temática oscila entre a insegurança e a vontade de inovar. Existe uma necessidade de ampliação das reflexões sobre o ensino da saúde mental, com vista à inclusão social e melhoria na assistência a essas pessoas.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino. Enfermagem. Saúde mental.

Conclusão: os discentes ainda atuam baseado no modelo curativo, porém percebeu-se que o olhar para a temática oscila entre a insegurança e a vontade de inovar. Existe uma necessidade de ampliação das reflexões sobre o ensino da saúde mental, com vista à inclusão social e melhoria na assistência a essas pessoas.

Palavras-chave


Ensino; Enfermagem; Saúde mental

Texto completo:

HTML PDF

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários


1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet