RECRUTAMENTO E SELEÇÃO: VISÃO ESTRATÉGICA PARA O SUCESSO ORGANIZACIONAL

Autores/as

  • Caliane Oliveira Estevam
  • Angélica Molteni

DOI:

https://doi.org/10.33947/1982-3290-v12n1-3649

Palabras clave:

Palavras-chave, Recrutamento, Seleção, Sucesso organizacional.

Resumen

Pretende-se nesse artigo analisar o processo de recrutamento e seleção no contexto organizacional e suas contribuições para o sucesso empresarial, além de observar os aspectos e tipos de técnicas que são empregadas nesse processo. Trata-se de uma revisão de literatura, buscando os principais postulados sobre esta temática, ancorando-se em autores renomados sobre o assunto, e em pesquisas relacionadas ao recrutamento e seleção. Com a apuração dos dados, houve um consenso em considerar o recrutamento como um mecanismo utilizado pela empresa para atrair o maior número de candidatos. Para tanto, vale-se de diferentes abordagens para p recebimento dos currículos dos interessados, podendo acontecer de maneira interna, externa ou mista, neste caso, considerando os dois primeiros tipos de recrutamento. Em relação à seleção, verificou-se que representa uma estratégia para, a partir do universo de candidatos, escolher aquele que apresenta as habilidades a capacidade necessária para o desempenho das atividades. Ainda, a pesquisa evidenciou a relevância destes dois procedimentos como forma de possibilitar o desenvolvimento organizacional. Por esse motivo, o setor de RH deve atentar-se para estabelecer estratégias de recrutamento e de seleção alinhadas à realidade empresarial, e de forma suficiente para atender às demandas contemporâneas, a partir de seu quadro de colaboradores. Sendo assim, quando adequados, estes processos faz a diferença no final, pois pode escolher o candidato mais apto para preencher a vaga. Segundo Chiavenato (2014) respeitar as etapas do processo de Recrutamento e Seleção é chave para que o processo de recrutamento e seleção seja eficaz.

Publicado

2019-10-18

Cómo citar

Estevam, C. O., & Molteni, A. (2019). RECRUTAMENTO E SELEÇÃO: VISÃO ESTRATÉGICA PARA O SUCESSO ORGANIZACIONAL. Revista Terceiro Setor & Gestão De Anais - UNG-Ser, 12(1), 34–48. https://doi.org/10.33947/1982-3290-v12n1-3649

Número

Sección

Artigos