ASPECTOS DO SANEAMENTO BÁSICO: BRASIL E URUGUAI

Autores

  • Francine Delfino Gomes Universidade de Guarulhos

Palavras-chave:

Meio Ambiente. Esgotamento Sanitário. Urbanização regular. Aspectos Comparativos Brasil-Uruguai.

Resumo

O objetivo do presente artigo visa demonstrar, por intermédio do aspecto comparado, a morosa evolução do saneamento básico no Brasil, se confrontado com o sistema existente no Estado do Uruguai. Nesse diapasão, a respeitabilidade ambiental, no que tange à regularização urbana, se mostra o mais eficaz instrumento de mobilização social para obtenção de resultados efetivos na matéria. Busca-se uma demonstração de que a cooperação sociedade-estado resulta, de fato, na mais vantajosa expansão dos sistemas de saneamento, atingindo, desta forma, a universalização do serviço e o zelo com o meio ambiente.

Biografia do Autor

Francine Delfino Gomes, Universidade de Guarulhos

Doutoranda em Direito (2022) pela Universidade Católica de Santos. Mestre em Direito pela Universidade Católica de Santos - UNISANTOS (2018). Pós Graduanda em Direito Público. Pós Graduada em Direito Tributário pelo IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (2015). Graduada em Direito pela Universidade Guarulhos - UnG (2013). Professora nos cursos de Direito e Administração na Universidade de Guarulhos/SP - UnG. Advogada atuante em Direito Público.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

Gomes, F. D. (2019). ASPECTOS DO SANEAMENTO BÁSICO: BRASIL E URUGUAI. Revista Ciências Jurídicas E Sociais - UNG-Ser, 9(1), 53–58. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/cienciasjuridicasesociais/article/view/3994

Edição

Seção

Artigos