AS DIFERENTES DIMENSÕES DA “COMPETÊNCIA” NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL-PROFESSOR

Autores

  • Tania Rocha Cabral RIBAS
  • Mario PERITO
  • Paschoal Laercio ARMONI
  • Guilherme Saraceni JÚNIOR

Resumo

Recentemente, inúmeros pesquisadores da área da educação tomam como desafi o redescobrir o papel do educador e incorporar novos enfoques a seu desempenho. Vive-se na sociedade do conhecimento e de muitas novas modalidades de busca do “conhecimento”, e este fato, muitas vezes, vem gerando confl ito nas Instituições de Ensino, pois recentemente não basta contar com professores que constroem conhecimento individualmente e sim com aquele profi ssional-professor capaz de construir um conhecimento contextualizado e sistematizado sem perder o dinamismo e atendendo a interesses convergentes e comuns a todo o corpo docente, realmente envolvido com o processo educativo. O objetivo deste estudo é analisar as “novas dimensões” da competência na formação do profi ssional-professor. Visualiza-se que o momento é marcado por tempo de globalização, o que faz da sociedade, a sociedade da comunicação na qual a seleção e a gestão da informação são importantes, exigindo profi ssionais que cumpram uma função social e política em um novo contexto de educação, norteada pelas Novas Leis de Diretrizes e Bases. A todas as abordagens por competências sugeridas pelos autores, cabe a emergência de um novo profi ssional-professor com formação para o ofício de docente.

Downloads

Publicado

2007-03-06

Como Citar

RIBAS, T. R. C., PERITO, M., ARMONI, P. L., & JÚNIOR, G. S. (2007). AS DIFERENTES DIMENSÕES DA “COMPETÊNCIA” NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL-PROFESSOR. Revista Educação - UNG-Ser - ISSN 1980-6469, 1(2). Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/32

Edição

Seção

Artigos