A PARTICIPAÇÃO COLETIVA DOS ATORES ENVOLVIDOS NA GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR

Autores

  • Silvana dos Santos Palmeira Fernandes
  • Mario Marcos Lopes

DOI:

https://doi.org/10.33947/educacao.v20i1.5122

Palavras-chave:

Educação. Gestão Democrática. Ensino e Aprendizagem.

Resumo

A gestão democrática escolar é um processo característico de escolas públicas que buscam uma melhor qualidade de ensino. Neste contexto, a presente pesquisa objetiva evidenciar a importância dos atores sociais (diretor, professor, pedagogo, alunos, pais, comunidade e funcionários) envolvidos no processo de gestão democrática escolar. Para tanto recorre-se a pesquisa bibliográfica, descritiva e qualitativa sobre o tema para buscar respostas ao problema de pesquisa. Os resultados apontam a necessidade da efetiva participação e atuação de todos os envolvidos na busca pela melhoria do ensino e a concretização dos princípios da gestão democrática escolar.

Biografia do Autor

Silvana dos Santos Palmeira Fernandes

Especialista em Inspeção Escolar. Faculdade de Educação São Luís.

Mario Marcos Lopes

Docente do Centro Universitário Barão de Mauá; Faculdade de Educação São Luís; Tutor – Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Professor da Rede Pública Municipal de Ribeirão Preto. 

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Publicado

06-06-2025

Como Citar

Fernandes, S. dos S. P., & Lopes, M. M. (2025). A PARTICIPAÇÃO COLETIVA DOS ATORES ENVOLVIDOS NA GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR. Revista Educação - UNG-Ser - ISSN 1980-6469, 20(1), e2015122. https://doi.org/10.33947/educacao.v20i1.5122

Edição

Seção

Artigos