A INVESTIGAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM TURMAS DO 1o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Authors

  • Tania Micheline Miorando Centro Universitário UNIVATES
  • Jacqueline Silva da Silva Centro Universitário UNIVATES
  • Derli Juliano Neuenfeldt Centro Universitário UNIVATES
  • Rogério José Schuck Centro Universitário UNIVATES
  • Mateus Lorenzon Centro Universitário UNIVATES

Keywords:

Estratégias de ensino. Investigação. Protagonismo infantil.

Abstract

Este estudo analisa como a investigação manifesta-se na prática de seis professores que atuam em turmas do 1o Ano do Ensino Fundamental de escolas das redes de ensino pública e privada do município de Lajeado/RS/BRA. Os dados foram coletados por meio de observação da prática dos professores e entrevistas com eles, sendo analisados por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2012). Observamos que a investigação é utilizada como uma estratégia de ensino, empregada com o objetivo de romper a lógica unidirecional de divulgação de conhecimento, tornando a criança protagonista de sua própria aprendizagem.

Author Biographies

Tania Micheline Miorando, Centro Universitário UNIVATES

Doutoranda em Educação e Professora no Centro Universitário UNIVATES.

Jacqueline Silva da Silva, Centro Universitário UNIVATES

Doutora em Educação e Professora Titular no Centro Universitário UNIVATES.

Derli Juliano Neuenfeldt, Centro Universitário UNIVATES

Doutorando em Ambiente e Desenvolvimento e Professor no Centro Universitário UNIVATES.

Rogério José Schuck, Centro Universitário UNIVATES

Doutor em Filosofia e Professor Titular no Centro Universitário UNIVATES.

Mateus Lorenzon, Centro Universitário UNIVATES

Acadêmico no Curso de Pedagogia, do Centro Universitário UNIVATES e bolsista de Iniciação Científica.

Published

2017-12-21

How to Cite

Miorando, T. M., Silva da Silva, J., Neuenfeldt, D. J., Schuck, R. J., & Lorenzon, M. (2017). A INVESTIGAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM TURMAS DO 1o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Educação - UNG-Ser, 12(1), 58–74. Retrieved from https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/1960

Issue

Section

Ciências Humanas e Sociais