O AFETO NO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO E ACOLHIMENTO: UMA VISÃO WINNICOTTINIANA

Authors

  • Ana Maria Duarte de Alcantara
  • Andreia Duarte do Nascimento

Keywords:

Acolhimento. Desenvolvimento. Objetos transicionais. Adaptação, Afetividade.

Abstract

O presente artigo aborda a temática do afeto no processo de adaptação e acolhimento por meio da visão winnicottiana. Tem como objetivo, demonstrar a importância de uma boa acolhida diante do complexo processo de adaptação, apresentar estratégias que facilitem esse processo e demonstrar como acontece o desenvolvimento da afetividade e os principais fatores que contribuem para isso. No decorrer da pesquisa, citamos a história da criação de creches no Brasil, as mudanças que ocorreram ao longo dos anos, e por fim o contexto atual. Incluímos também a legislação vigente em torno dos direitos das crianças e as ideias de alguns autores importantes referente ao tema, incluindo Winnicott. Percebe-se através das vivências e das pesquisas realizadas que a iniciação da vida escolar das crianças, é por muitas vezes, um momento de sofrimento, sendo também complexo para familiares, responsáveis e também para os professores, portanto, demonstra que o processo de acolhimento sendo bem planejado, organizado e envolvendo afeto, pode amenizar o estresse e o sofrimento vivido nesse delicado momento, podendo então, torná-lo mais tranquilo e menos traumático para a criança.

Published

2017-10-16

How to Cite

Alcantara, A. M. D. de, & Nascimento, A. D. do. (2017). O AFETO NO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO E ACOLHIMENTO: UMA VISÃO WINNICOTTINIANA. Revista Educação - UNG-Ser, 12(1 ESP), 115–128. Retrieved from https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/2889

Issue

Section

Artigos