QUEM CONTA UM CONTO AUMENTA UM PONTO: UMA FORMAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Authors

  • Edvonete Souza de Alencar Universidade FEderal da Grande Dourados - UFGD
  • Aldrin Cleyde da Cunha Doutor em Educação Matemática pela Unian- SP

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6269-v14n1-3760

Keywords:

Literatura infantil, Educação Matemática e Formação

Abstract

Este artigo apresenta um excerto das atividades formativas desenvolvidas no projeto Criação de histórias de Literatura infantil para o ensino de Matemática, especificamente apresentamos um momento formativo sobre a Contação de histórias para a reflexão do conhecimento matemático, assim como para a proposição de diferentes estratégias para o seu ensino. Nosso objetivo foi promover momentos de reflexão e formação aos docentes participantes do projeto. Participam da formação 10 professoras de escolas públicas, 5 da Educação Infantil e 5 do Ensino Fundamental. Para a análise do momento formativos utilizamos o referencial teórico Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge – MTSK. De modo geral identificamos o uso de contação de histórias para os momentos formativos como uma estrategia que promove conhecimento docentes e do conteúdo matemático Palavras-chave:

Author Biographies

Edvonete Souza de Alencar, Universidade FEderal da Grande Dourados - UFGD

Doutora em Educação Matemática pela PUC-SP. Docente na Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Aldrin Cleyde da Cunha, Doutor em Educação Matemática pela Unian- SP

Doutor em Educação Matemática pela Unian SP Docente na Universidade Federal da Grande Dourados

Published

2019-09-23

How to Cite

Alencar, E. S. de, & Cunha, A. C. da. (2019). QUEM CONTA UM CONTO AUMENTA UM PONTO: UMA FORMAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. Revista Educação - UNG-Ser - ISSN 1980-6469, 14(1 ESP), 67–74. https://doi.org/10.33947/1980-6269-v14n1-3760

Issue

Section

Artigos